Início > Saúde > Operação Saúde Kids beneficia mais de cem crianças

Operação Saúde Kids beneficia mais de cem crianças

Compartilhe isso:


Publicado em:  18/10/2023

Ação da Prefeitura de São Gonçalo aconteceu nesta quarta-feira     

A primeira Operação Saúde Kids – voltada para as crianças atendidas na Clínica da Criança, no Zé Garoto – atendeu a mais de cem crianças nesta quarta-feira (18). Os pacientes mirins puderam realizar, além das consultas agendadas, outros serviços. Os responsáveis, por sua vez, também puderam conhecer os programas da Atenção Básica da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo e conseguir a isenção para a segunda via de documentos. 

A dona de casa Maria Mônica do Nascimento, de 42 anos, soube da Operação Saúde Kids através das redes sociais e foi à Clínica da Criança para aproveitar os serviços com o filho autista Nikollas Benedito do Nascimento, de três anos, que atualizou a caderneta de vacinação, fez a limpeza dos dentes no Odontomóvel, brincou no pula-pula e saiu com laudo completo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para dar entrada em documentos.

“Eu estava precisando atualizar a caderneta de vacinação dele com as vacinas da gripe e covid. Ele acabou sendo indicado para tomar o reforço de vitamina A também. Aproveitei e peguei o laudo completo do TEA para dar entrada na carteira de identidade no Detran e ele participou de outras atividades. Facilitou muito a minha vida fazer tudo em um único lugar”, elogiou Maria Mônica.

Além dos serviços de vacinação e odontologia, os responsáveis puderam assistir palestra sobre os direitos dos autistas; fazer exames oftalmológicos; nutricionistas deram orientações e fizeram brincadeiras sobre alimentação saudável; os beneficiários do Bolsa Família foram pesados e tiraram medidas, atualizando o cadastro e a equipe do sub-registro da Secretaria de Assistência Social ofereceu a isenção de segunda via para documentos. Também foram oferecidas recreações para a garotada.    

A doméstica Jussiara Pereira da Costa, de 47 anos, estava na clínica para uma consulta com o pediatra e adorou quando soube que poderia ter outros serviços à disposição para a filha Dyenne Vitória Pereira de Santana, de 4 anos. “Passei pelo cadastro do Bolsa Família, aprendi sobre alimentação mais saudável e agora ela vai passar pelo dentista para a aplicação do flúor. Vou aproveitar tudo que tiver aqui hoje”, descreveu Jussiara.  

Ainda estavam disponíveis na ação teste covid; orientações sobre saúde mental, para a confecção da carteirinha do autista e sobre aleitamento materno; encaminhamentos para consultas e exames; agendamentos de consultas e exposição de animais e insetos da Vigilância em Saúde Ambiental. A Operação Saúde Kids foi realizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria de Saúde.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content