Início > Saúde > Operação Saúde Rosa no CRAS de Vista Alegre

Operação Saúde Rosa no CRAS de Vista Alegre

Publicado em:  28/10/2023

Atendimento especial irá encerrar a campanha Outubro Rosa

Fechando os eventos da Campanha Outubro Rosa, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo realizará a Operação Saúde Rosa no próximo dia 31 de outubro, a partir das 9h, no CRAS de Vista Alegre. A ação terá orientações para promoção e prevenção de saúde com o Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher e é aberta a todo o público.

No local, as mulheres serão encaminhadas para os agendamentos de exames preventivos. Além do programa da Saúde da Mulher, outros programas e serviços das subsecretarias da Atenção Básica e de Saúde Coletiva estarão disponíveis, assim como agendamentos de consultas e a testagem rápida de sífilis, HIV e hepatite; vacinação contra o coronavírus e gripe e aferição de pressão.

“A Operação Saúde Rosa visa abordar as mulheres atendidas no CRAS, orientando-as sobre a importância da prevenção e da adoção de hábitos saudáveis que evitam vários tipos de doenças. As orientações serão voltadas para que as gonçalenses se atentem para o autocuidado. Quanto antes for descoberto o câncer, maior a chance de cura”, disse a coordenadora do Neps, Aline Serra.

Para dar entrada na fila da Central de Regulação para a realização dos exames, as pacientes podem procurar qualquer unidade de saúde mais próxima de sua residência com o pedido médico do SUS, comprovante de residência de, no máximo, três meses; cartão do SUS, identidade e CPF. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço.

É necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.