Meio Ambiente e Transportes
São Gonçalo fecha parceria com plataforma de trânsito para garantir mais rapidez e melhorias no sistema viário
06/01/2026
Ações focam em motocicletas com escapamentos irregulares, descargas adulteradas e veículos sem placa
Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo realizaram quase 570 abordagens a motocicletas nas ações da Operação Tolerância Zero contra motos barulhentas nesta primeira semana do ano. As operações aconteceram na terça-feira (6) no bairro Raul Veiga e nesta quinta-feira (8) no Mutondo.
Com o objetivo principal de combater motocicletas com escapamentos irregulares, descargas adulteradas e veículos sem placa, a Operação Tolerância Zero vem sendo realizada desde abril de 2025 nos mais distintos bairro da cidade, em variados horários. Apenas no último ano, mais de 14 mil motocicletas foram abordadas.
Durante a ação, é utilizado um decibelímetro, equipamento capaz de verificar se os escapamentos das motos estão dentro dos padrões permitidos por lei. As ações acontecem sempre com o apoio de agentes do programa Segurança Presente, do 7º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
Na terça-feira (6), foram realizadas 276 abordagens a motocicletas durante a ação. Ao todo, 17 motos foram removidas ao Pátio Municipal: 12 foram reprovadas no teste com o decibelímetro, três por tentativa de evasão de seus motoristas e duas sem placa. Foram emitidos 39 autos de infração.
Nesta quinta-feira (8), foram realizadas 293 abordagens, com 11 motos removidas ao Pátio Municipal. Destas, quatro foram reprovadas no teste com o decibelímetro, outras quatro estavam sem placa e três por tentativa de evasão. Foram emitidos 33 autos de infração.
“As ações de fiscalização da Operação Tolerância Zero têm sido um sucesso pela nossa cidade. No ano de 2025, abordamos mais de 14 mil motocicletas e apreendemos mais de 450 motos irregulares. Ao todo, foram emitidos quase 2 mil autos de infração. Esse trabalho minucioso vem dando resultado, já que os números de motos barulhentas pela cidade têm diminuido. Estamos transformando o trânsito mais seguro e dando voz para a população, que reclamou desse problema. Em 2026, seguiremos com mais operações, fortalecendo a segurança dos motoristas e pedestres”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos.












Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados