Início > Ordem Pública > Ordem Pública participa de reunião com Conselho Comunitário de Segurança

Ordem Pública participa de reunião com Conselho Comunitário de Segurança

Publicado em:  01/12/2021

Encontro reuniu autoridades policiais do município

A Secretaria de Ordem Pública de São Gonçalo participou, na manhã desta quarta-feira (1º), da reunião com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Gonçalo, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no bairro Estrela do Norte. O encontro contou com autoridades policiais e representantes de comunidades do município.

No encontro foram apresentados os mais recentes índices de criminalidade do município de São Gonçalo, que mostram a redução de delitos de roubo a pedestres e de veículos, e também operações de retirada de barricadas no município pelo 7º Batalhão de Polícia Militar de São Gonçalo.

O secretário de Ordem Pública, Major David Ricardo, disse que a participação da sociedade nas questões da segurança pública é uma forma importante de interação.

“O Conselho Comunitário de Segurança foi criado para permitir a participação da sociedade nas questões da segurança pública, promovendo uma interação entre sociedade e a Polícia. Não há outro caminho a seguir que não seja a integração entre todos os atores que compõem a segurança pública. O diálogo entre as Polícias e a comunidade deve existir para que possamos continuar diminuindo os indicadores criminais, garantindo a sensação de segurança para os moradores de São Gonçalo”, pontuou.

O tenente coronel Aristheu de Góes Lopes, comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar de São Gonçalo, apresentou os dados que garantem a diminuição nos índices de criminalidade no município, segundo o último levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), que avaliaram a retirada de barricadas e resultados obtidos pelo policiamento de proximidade.

“Estamos trabalhando com seriedade. Já retiramos mais de 200 barricadas no município nesses três meses de atuação. O município é muito extenso e, ao longo dos anos, foram deixando essa prática acontecer, mas nós estamos atentos para essa questão,” disse.

Na reunião, o morador Carlos Alberto elogiou e agradeceu pelo trabalho realizado pelos agentes do São Gonçalo Presente na cidade.

“Nos temos que agradecer ao São Gonçalo Presente por esse trabalho de proximidade. Você sente a presença da Polícia nas ruas”, ressaltou Carlos.

A reunião foi presidida por José Antônio Borges, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Gonçalo, e contou também com a participação da delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher de São Gonçalo (DEAM), Carla Tavares, e o vice-presidente do Conselho Comunitário, Demilson Freitas.

O próximo encontro está agendado para o dia 5 de janeiro de 2022, às 10h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Gonçalo, na Rua Doutor Nilo Peçanha, número 491, Estrela do Norte.

Foto: Renan Otto