Início > Cultura e Turismo > Orquestra realiza ensaio para série Concerto Didático

Orquestra realiza ensaio para série Concerto Didático

Publicado em:  08/08/2017

A Orquestra Sinfônica de São Gonçalo passou por reformulação e trouxe uma nova concepção para 2017. Em pauta, diferentes projetos e a intenção de criar polos culturais e de música na cidade. Uma das novas iniciativas, a série Concerto Didático terá sua primeira edição no próximo dia 22, no Teatro Carequinha, localizado na Escola Municipal Ernani Faria, em Neves. Nesta terça-feira, foi realizado o penúltimo ensaio antes do encontro.

O Concerto Didático consiste em apresentações para alunos do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental e que estudam na rede municipal. A série será realizada uma vez por mês, no Teatro Carequinha, e as escolas atendidas serão divididas de acordo com o distrito, começando pela própria Ernani Faria. A expectativa é atender cerca de 25 mil alunos.

O maestro da Orquestra, Leandro Campanate, explica que o grupo está trazendo diversas iniciativas para perto da população gonçalense, com intuito de difundir a música e a cultura em diferentes níveis da sociedade.

“Hoje nós somos 27 integrantes fixos, além de alguns colaboradores que nos ajudam. O projeto Matriz com Música já teve início, em junho, e, agora, estamos começando o Concerto Didático. Ainda planejamos colocar em prática a série Brasileirismos e a Orquestra Jovem neste semestre”, conta Campanate.

O projeto Brasileirismos irá apresentar músicas populares brasileiras, valorizando grande compositores e músicos nacionais. Já a Orquestra Jovem terá a intenção de buscar atender alunos entre 12 e 21 anos, através de aulas gratuitas ministradas pelos próprios músicos da Orquestra Municipal.

“Esses dois projetos já estão em fase final de elaboração e estamos buscando parceiros para colocá-los em prática ainda neste semestre. Também temos a vontade de levar música diretamente para as salas de aula das escolas municipais, e estamos elaborando uma ação neste sentido”, concluiu.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira