Início > Educação > Outubro Rosa no Estephânia de Carvalho

Outubro Rosa no Estephânia de Carvalho

Publicado em:  23/10/2018

O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) realizou, na última sexta-feira (19), uma palestra em comemoração ao Outubro Rosa, sobre alimentação saudável e prevenção ao câncer de mama, no Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, localizado em Laranjal. A plateia foi formada por alunos, professores e funcionários, que estavam em sintonia com as nutricionistas da rede municipal de Educação, que abordaram e esclareceram os temas durante as palestras, com destaque para a importância de uma alimentação balanceada e saudável.

Durante o evento, a nutricionista Natália Vasconcellos relatou que as crianças ainda consomem muito açúcar na merenda que levam para a escola. “Por isso a necessidade de uma lancheira saudável, contendo frutas, sucos naturais e um tipo de carboidrato (nutrientes ricos em fonte de energia) e uma fonte de proteína. É preciso ter consciência em relação à obesidade, a prevenção é o melhor remédio, mas principalmente uma alimentação saudável”, destacou Natália Vasconcellos.

No encontro, a equipe de nutricionistas do DAE organizou mesas com produtos industrializados, mostrando a quantidade de açúcar contido em cada um deles, muito acima do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Outra mesa destacava o uso de hortaliças, soja, uva, cenoura, brócolis, couve, repolho, fibras, chá verde e frutas, para uma dieta saudável e por consequência uma qualidade de vida melhor.

Destaque também para a palestra sobre suplementação esportiva, que deixou os alunos presentes, atentos à explicação de Artur Pereira, estagiário de nutrição da Semed, que abordou diversas maneiras de se fazer a suplementação de acordo com o esporte praticado, frisou ainda a importância do atleta, amador ou profissional, ter o acompanhamento de um nutricionista para realizar um trabalho de acordo com a modalidade esportiva escolhida.

A responsável técnica do DAE, Iracy Barcellos, falou sobre a importância da redução de proteína animal. “Ainda é muito grande o número de alunos que se alimentam de maneira errada, por isso a necessidade das palestras trazendo informações de uma boa alimentação, aliada a prática de atividades físicas para que possam ter uma melhor qualidade de vida, além de tirar dúvidas com a equipe de nutricionistas e estagiários. Falamos também da segunda-feira sem carne, implantado desde agosto, explicando à direção das escolas e aos alunos a necessidade da redução de 20% de proteína animal e aumentar o consumo de proteína vegetal. Estudos comprovam que o consumo acima da média de proteína animal ocasiona esteatose hepática (gordura no fígado), colesterol alto, obesidade e sobrepeso. Por isso a conscientização na maneira de se alimentar é fundamental, ensinando os alunos a importância de uma alimentação saudável”, destacou Iracy Barcellos.

A professora de apoio Luciana Vargas achou a palestra muito instrutiva. “Traz informações para os alunos, que muitas vezes no dia a dia não se dão conta que se alimentam de maneira errada, então o trabalho realizado pela equipe de nutricionistas vem explicar a necessidade de uma boa alimentação, proporcionado qualidade de vida para todos”, finalizou a professora Luciana Vargas.

A diretora do Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, Liana Pessoa, destaca a parceria com o DAE. “Hoje temos uma geração doente, no sentido de não saber se alimentar adequadamente, está o tempo todo em busca da beleza e precisam entender que só isso não basta, é necessário entender o que é uma alimentação saudável, e que também contribui para a beleza, deve começar desde a infância, então é preciso aprender que tipo de alimentação faz bem ao organismo, a palestra só vem para contribuir a ajudar nossos alunos a viverem bem, tendo uma adolescência saudável”, afirmou Liana Pessoa.

Outubro Rosa – Desde 2002, acontece no Brasil a campanha Outubro Rosa, com ações de conscientização para o tratamento e prevenção do câncer de mama e, mais recentemente, também foi incluída na campanha ações sobre o câncer do colo do útero, que teve início quando um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, junto com apoio de empresas, iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em São Paulo, chamando atenção da mídia e dando início a uma campanha forte no Brasil.

Prevenção: o autoexame das mamas pode ser feito se posicionando em frente ao espelho, observando os dois seios, primeiramente com os braços caídos; coloque as mãos na cintura fazendo força; coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho e a posição e a forma dos mamilos; pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção e apalpando todo o seio para ver se tem presença de nódulos. Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico da mama e poderá solicitar a mamografia para uma avaliação.

Foto: Girley Oliveira
Fonte: Semed