Início > Administração > Ouvidoria lança manual para o público

Ouvidoria lança manual para o público

Publicado em:  26/04/2021

Documento está disponível no site da prefeitura

Um dos feitos da Secretaria de Administração de São Gonçalo nos primeiros 100 dias de governo tem sido a reestruturação e o reconhecimento da Ouvidoria Geral da prefeitura como um verdadeiro instrumento de gestão. Com o objetivo de oferecer uma administração flexível, comprometida com a satisfação das necessidades do cidadão e estimulando a prestação de serviços públicos de qualidade capaz de garantir direitos, a secretaria lançou o Manual da Ouvidoria. O documento está disponível no site da prefeitura, na aba da Secretaria de Administração.

“Com uma linguagem bem simples, a secretaria almejou consolidar os aspectos básicos referentes à gestão do setor, buscando-se, com isso, a melhoria, a simplificação e o aperfeiçoamento do fluxo de trabalho, dos processos e normas, na busca da excelência gerencial”, informou a Coordenadora da Ouvidoria Geral, Michelle Ruffatto.

No Manual, o público encontrará informações como os fundamentos da Ouvidoria, tipos de atendimentos ao cidadão, prazos de respostas, entre outras questões.

“Através do recebimento de reclamações, denúncias, elogios, sugestões, solicitações de providências e demais pronunciamentos, podemos ofertar subsídios com base em dados concretos do dia a dia do cidadão e, com base nestas informações, conseguimos o perfil do usuário da Ouvidoria. Com o produto desta análise, geramos a informação de como anda a prestação do serviço público, na visão de seus usuários; e com isso, torna-se possível um planejamento de políticas públicas mais efetivas que vão ao encontro das necessidades reais da população”, destacou o secretário de Administração, Bruno Cerqueira.

O secretário também ressaltou a necessidade de que haja um trabalho conjunto com as demais secretarias da prefeitura.

“Uma vez que recebemos as manifestações, damos a elas o devido tratamento e encaminhamos aos setores competentes (Via Sistema Ouvidoria 2.0), para manifestação e tomada de providências. Estes setores, com fundamento na Lei n.º 13.460/2017 – que dispõe sobre a participação, proteção e defesa do usuário dos serviços públicos da Administração Pública – têm o prazo de 20 dias para nos fornecer subsídios para a resposta ao cidadão”, disse Bruno.

Serviço:

O atendimento presencial da Ouvidoria Geral fica na sede da Prefeitura de São Gonçalo na Rua Feliciano Sodré, n° 100, no Centro.

Link da Ouvidoria: servicos.pmsg.rj.gov.br/ouvidoriaweb/

Foto: Lucas Alvarenga