Início > Assistência Social > Padaria Escola forma mais de 70 alunos no curso de panificação

Padaria Escola forma mais de 70 alunos no curso de panificação

Compartilhe isso:


Publicado em:  06/08/2025

Solenidade aconteceu no Teatro Municipal de São Gonçalo

Na manhã desta quarta-feira (6), mais de 70 alunos da Padaria Escola participaram da solenidade de formatura, no Teatro Municipal de São Gonçalo. Os formandos do nono ciclo do curso receberam os seus certificados de conclusão.

No curso, os alunos aprendem a preparar diversas receitas de pães e biscoitos, além de aulas de empreendedorismo. A Padaria Escola surgiu com a proposta de qualificar diversos gonçalenses, visando facilitar a entrada no mercado de trabalho e a geração de renda. Com os formandos do nono ciclo, o equipamento já formou, desde 2021, mais de 600 novos padeiros.

A subsecretária de Proteção Social Básica e Especial, Daiana Izabel, afirma estar muito satisfeita em ver mais uma turma de padeiros.

“Agradeço a essa equipe maravilhosa da Padaria Escola, que é a menina dos olhos da nossa Secretaria de Assistência Social. E, aqui, vemos como o Sistema Único de Assistência Social dá resultados, são muitas pessoas formadas nesse equipamento e precisamos valorizar. Agradeço ao prefeito Capitão Nelson também, por ter recuperado esse projeto e por todo apoio,” disse.

A Padaria Escola é desenvolvida pela Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Proteção Social Básica, em parceria com o Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do Governo Federal.

“É uma alegria imensa estar aqui formando mais um ciclo. Foi uma honra ministrar esse curso e fico emocionado com a presença de todos. Eu costumo falar que o professor não só ensina, mas também aprende. Tenho uma troca muito grande com os alunos desse curso e desejo sucesso para todos,” afirmou o professor de panificação, Cláudio Márcio Marinho.

Durante o evento, o público conferiu uma apresentação musical do projeto Liberdade e Justiça Social, que promove a inclusão de pessoas com deficiência, da Cruz Vermelha – São Gonçalo.

A formanda Fernanda Cristina da Silva, de 51 anos, foi representante da turma e contou sobre a experiência no curso.

“Nós vimos muitas pessoas oprimidas e esse curso foi uma ajuda para todos. Só temos a agradecer ao nosso professor por tantas aulas incríveis. Toda a turma está muito feliz,” afirmou.

O novo padeiro Charles Augusto, de 31 anos, também demonstrou gratidão ao cuidado oferecido pela equipe do curso.

“É uma alegria estar aqui, durante este curso aprendemos muito mais do que receitas. Nossa turma teve pessoas de todas as idades, com histórias lindas. O professor nos ensinou com empatia e sabedoria, a nossa coordenadora também nos fez entender tudo sobre como empreender com os nossos dons,” disse.

Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho

Notícias relacionadas

Skip to content