Início > Desenvolvimento Urbano > Parceria garante retirada de fios clandestinos das vias de SG

Parceria garante retirada de fios clandestinos das vias de SG

Publicado em:  22/05/2019

Para resolver o problema de fios desordenados nas vias, a Prefeitura de São Gonçalo convocou empresas de telecomunicações para mais uma reunião nesta quarta-feira (22), a fim de definir a regularização do cabeamento para telefones e internet nos postes elétricos da cidade. A intenção é exigir junto às empresas envolvidas a correção ou retirada dos cabos irregulares. A primeira reunião, foi realizada dia 16 de janeiro deste ano.

Além da poluição visual, os fios clandestinos podem afetar a estrutura do poste de energia, acarretando em acidentes. Para o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, esta é uma iniciativa voltada para atender demanda direta da população, que há muito tempo pedia por isso.

“Esse emaranhado de fios é ruim para imagem das nossas ruas e pode danificar o fornecimento de energia aos nossos munícipes. Por isso, pedi que os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano fossem identificando os pontos críticos para que montássemos o relatório. Essa parceria facilitou muito o trabalho de todos”, ressalta o prefeito.

Entre os assuntos discutidos, estavam a regularização da altura dos braços para postes de iluminação e a aplicação da Lei 772/2017, sancionada pelo Prefeito José Luiz Nanci, que dispõe sobre as empresas concessionária ou permissionária de energia elétrica, de telefonia, tv a cabo, internet e usuários de posteamento aéreo sejam obrigadas a realizar a impressão de sua logomarca, nome e CNPJ a cada cem metros dos cabos que utilizam para suas atividades no município.

As primeiras ruas contempladas são: Rua Feliciano Sodré, Dr. Nilo Peçanha, Dr. Alredo Backer, Av. Presidente Kennedy, Av São Miguel, Av Dezoito do Forte, Rua Salvatori, Rua Francisco Portela, Rua Abílio José de Matos, Rua Jaime Figueiredo, Rua Comandante Ari Parreiras, Dr. Getúlio Vargas, Dr Gradim, Dr Alberto Torres, Oliveira Botelho, Cel Serrado, Dr. Porciúncula, Carlos Gianelli, Sá Carvalho.

Além da chefe de Gabinete, Eliane Gabriel, estiveram presentes representantes da Oi, Tim, Claro, Enel e Predial Net, o subsecretário de Posturas, Everson Fernandes, o subsecretário de Iluminação Pública, Sebastião Victor Gonçalves, o subsecretário de Limpeza Urbana, Paulo Vallado, subsecretário de Meio Ambiente, Thiago Gonçalves.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Lucas Alvarenga