Início > Transportes > Parceria garante vagas de Jovem Aprendiz para estudantes gonçalenses

Parceria garante vagas de Jovem Aprendiz para estudantes gonçalenses

Publicado em:  21/06/2017

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Transportes e o grupo Viação Mauá está proporcionando que quatro estudantes da rede de ensino de São Gonçalo participem do Programa Jovem Aprendiz, realizem cursos profissionalizantes gratuitamente e sejam inseridos no mercado de trabalho. Outros três adolescentes também farão parte do projeto a partir do próximo mês. Nesta quarta-feira, o secretário de Transportes, Jorge Maranhão, recebeu os sete jovens em seu gabinete, no Alcântara.

“A intenção é abrir possibilidade para que os adolescentes da nossa cidade sejam inseridos no mercado de trabalho e tenham uma profissão. Estamos tentando criar oportunidades para que eles tenham um futuro. Esse é um ato de inclusão social muito importante e que vamos dar continuidade nos próximos meses”, ressaltou Maranhão.

O programa terá duração de um ano, dividido da seguinte forma: seis meses de aula teórica no Sest/Senat e seis meses de prática na própria empresa Mauá. Os estudantes estão fazendo curso profissionalizante de administração e recebem bolsa de R$ 468,50, além de auxílio transporte e R$ 200,00 de ajuda para alimentação. Todas as despesas são custeadas pela Mauá.

“A ideia surgiu a partir do projeto Aula Passeio, através da diretora do Departamento de Educação para o Trânsito, Kiyomi Castro. Os jovens precisaram fazer um teste baseado no desempenho acadêmico para conseguirem as vagas. O curso é de quatro horas diárias, no turno da tarde, de segunda a sexta-feira”, explicou a representante da empresa Mauá, Karine Hage.

Durante o encontro, diretoras de seis escolas estiveram presentes acompanhando os alunos. Os adolescentes estudam nas seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Irene Barbosa Ornelas (Jardim Catarina), Escola Municipal Alberto Torres (Jóquei), Colégio Estadual Professora Odyssea Silveira (Mutondo), Escola Municipal Pastor Ricardo Parise (Jóquei), Escola Municipal Marinheiro Marcílio Dias (Itaúna) e Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes (Itaúna).

A estudante do Colégio Odyssea Silveira, Nayara Sena, 16 anos, conta que começou a ter as aulas do curso de administração no dia 5 de junho. Ela decidiu participar por ser uma boa oportunidade de emprego e explica que os pais adoraram a ideia.

“Eu pretendo fazer faculdade de engenharia civil, mas também gosto de administração, que era minha segunda opção, então vou poder ganhar muita experiência no ramo. Meus pais sempre me incentivaram a correr atrás do que eu gosto, então eles me apoiaram muito quanto contei para eles que fui uma das escolhidas”, disse.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira