Início > Transportes > Parceria irá garantir 20 vagas de jovem aprendiz para estudantes

Parceria irá garantir 20 vagas de jovem aprendiz para estudantes

Publicado em:  19/05/2017

Jovens da rede municipal de ensino de São Gonçalo terão oportunidade de participar de cursos profissionalizantes gratuitamente e ingressar no mercado de trabalho. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Transportes, através do Departamento de Educação para o Trânsito, e o grupo Viação Mauá. Nesta sexta-feira (19/05), 20 estudantes realizaram processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz, na sede da empresa de ônibus, e a expectativa é que iniciem as aulas no segundo semestre.

Mensalmente, 40 alunos do 9º ano da rede municipal de ensino são levados para visitar a garagem da Mauá e conhecer um pouco sobre o Jovem Aprendiz, através do Projeto Aula Passeio. Cada escola participante do projeto indicou oficialmente dois estudantes para participar do processo seletivo, através de desempenho acadêmico, chegando aos 20 escolhidos.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação para o Trânsito, Kiyomi Castro, os jovens serão encaminhados para o curso do Sest/Senat e o processo será custeado pela empresa Mauá. Eles terão seis meses de aula teórica e seis meses de aula prática, sendo a segunda etapa na própria viação, e receberão bolsa de R$ 468,50, além de R$ 200,00 de ajuda para alimentação.

“Serão quatro horas diárias de estágio e os estudantes serão divididos entre os seguintes cursos, de acordo com o perfil e interesse de cada um: administração, mecânica, pintura e elétrica. O objetivo é abrir as portas do mercado de trabalho para os nossos jovens”, afirmou.

Escola Cidadã

Outro projeto do Departamento de Educação para o Trânsito, o Escola Cidadã esteve, nesta quinta-feira (18/05), na Unidade Municipal de Educação Infantil Manoel de Souza, no Jardim Catarina. A ação consiste em conscientizar sobre a valorização da vida com enfoque na segurança no trânsito, buscando reflexão e mudanças de atitude. Através deste tipo de ação é possível formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida no trânsito.

Autor: Aaron Cesar