Início > Desenvolvimento Econômico > Parceria para novas oportunidades de emprego

Parceria para novas oportunidades de emprego

Publicado em:  15/07/2021

Reunião debate inserção de ex-detentos no mercado de trabalho

A Prefeitura de São Gonçalo foi representada pelo subsecretário de Trabalho, Wagner Ventura, em um encontro na manhã desta quinta-feira (15), no Cras de Vista Alegre, com a Fundação Santa Cabrini, que é uma referência nacional no que diz respeito à reinserção social de ex-detentos. Em pauta, a parceria para inserir os egressos do sistema prisional no mercado de trabalho gonçalense. Um novo encontro será marcado para alinhar os trabalhos entre as esferas estadual e municipal.

“Vejo com muito bons olhos essa parceria e já estamos trabalhando para sair do papel. Acho de suma importância ter o Sine de São Gonçalo como um importante braço para a inserção dessa força de trabalho no mercado. Estamos de portas abertas para as ações da Fundação Santa Cabrini”, disse o subsecretário de Trabalho, Wagner Ventura, que estava acompanhado de Daniele Gonçalves, Coordenadora de Promoção a Igualdade Racial, da Secretaria de Assistência Social que viabilizou o encontro entre a Fundação e a subsecretaria de Trabalho.

O município, que possui 40 alocados e uma fila de espera de cerca de 200, tem potencial para diminuir essa lista, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico do município.

“O objetivo é dar um foco na região. Como a maioria das vagas está na região metropolitana, a pessoa que é egressa do sistema penitenciário e que precisa se deslocar para essa região acaba tendo um custo muito alto e perde o interesse. A ideia é justamente trazer vagas e oportunidades, tanto de qualificação quanto de trabalho, para as pessoas de São Gonçalo, para proporcionar, cada vez mais, a possibilidade de ressocialização”, disse Pedro Ivo, Gerente de Comercialização da Fundação Santa Cabrini, ressaltando que essa parceria pode ser um incentivo para que as pessoas voltem ao seu lugar de origem e perto da família.

Segundo o representente da Fundação, o fato do município ter aumentado a abertura de empresas em 96% no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado, é um ótimo fator para o sucesso desta parceria, pois mostra que São Gonçalo possui um ambiente favorável para o empresariado.

“Com esses dados, junto ao subsecretário de Trabalho e a estrutura do município que incentiva o empreendedorismo, não só vamos conseguir trazer vagas dentro dessas empresas, mas também incentivar essas pessoas egressas do sistema prisional para que também possam empreender”, finalizou Pedro Ivo.

Alexandre Barrozo, responsável pelo Sine São Gonçalo, ressaltou que essa parceria chegará em boa hora.

“Recebemos uma grande demanda de egressos e o trabalho da Fundação pode, e muito, nos ajudar a quebrar a barreira do preconceito com relação a essa força de trabalho e estimular essas contratações”, disse.

Foto: Lucas Alvarenga