Início > Educação > Patrulha Maria da Penha chega às escolas

Patrulha Maria da Penha chega às escolas

Publicado em:  06/12/2019

O projeto “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida” iniciou uma nova etapa, nesta quinta-feira (5) em São Gonçalo. As Escolas Municipais Raul Veiga e Estephânia de Carvalho receberam os cabos Michel Aguiar e Luzimar de Souza Marques para, junto com professores, diretores, orientadores pedagógicos e orientadores educacionais, traçarem estratégias para a melhor implantação do programa nas escolas. As palestras, segundo os militares, começará com os estudantes do 6º ano e deverão se estender às outras séries, inclusive às turmas de EJA, a medida em que o programa avance no município.

Parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Educação, o programa visa o combate à violência doméstica conscientizando os estudantes sobre comportamentos abusivos sofridos, principalmente, no próprio ambiente familiar. Os cabos Michel e Luzimar explicaram que além da violência física, existe a psicológica, a moral, a sexual e a patrimonial e econômica.

As escolas Raul Veiga e Estephânia de Carvalho serão escolas-piloto do programa em São Gonçalo e receberam nesta reunião profissionais de outras escolas do município. Uma das sugestões apresentadas foi que cada escola tivesse um representante a ser capacitado para levar as informações até suas unidades, servindo assim como multiplicador. O programa conta com duas equipes (duas duplas) que precisam atender às vítimas em todo o município. “Atualmente, estamos assistindo 150 mulheres. Essa sugestão é muito importante para o desenvolvimento do trabalho”, afirmou o cabo Michel.

Outra sugestão também foi a produção de um material escrito, como uma apostila, que servirá de base para que os profissionais de educação realizem seus trabalhos nas unidades escolares. A diretora da Escola Municipal Raul Veiga, Débora Resende, agradeceu a presença de todos e ressaltou que esse pontapé inicial é muito importante no combate à violência doméstica.

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed