Início > Guarda Municipal > Patrulhamento nas ruas gera redução de crimes em São Gonçalo

Patrulhamento nas ruas gera redução de crimes em São Gonçalo

Publicado em:  01/04/2024

Ações de inteligência e integração também promovem mais segurança

A cidade de São Gonçalo apresentou resultados positivos em relação aos avanços na segurança pública neste início de 2024, com índices que comprovam a eficiência da atuação integrada do 7º Batalhão de Polícia Militar, e também da Operação Segurança Presente, com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), que, juntos, têm intensificado ações a partir da presença nas ruas com patrulhamento ostensivo e ações integradas de inteligência.

Em relação às forças de segurança do Estado, o 7º Batalhão da PM foi o primeiro colocado em todo o Estado do Rio de Janeiro no índice do Sistema Integrado de Metas e Acompanhamento de Resultados. Segundo dados parciais do Instituto de Segurança Pública (ISPGeo), no comparativo com o mês de março de 2023, a redução dos índices de criminalidade apresentou destaque na queda de letalidade violenta (91%), ou seja, o menor número de todos os meses da série histórica do ISPGeo desde 2003.

O roubo de veículos com redução de 57%, o roubo de rua com queda de 43% e o roubo de cargas, com queda de 77%, apresentaram o menor número para o mês de março em toda série histórica do ISPGeo desde 2003.

A atuação da Guarda Municipal também vem sendo determinante para a redução da violência em São Gonçalo. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Guarda teve aumento de 56% no número de ordens de serviço, que representam as demandas que chegam à corporação. Foram 960 ordens de serviço em janeiro e fevereiro de 2023, contra 1656 ordens de serviço nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Em relação às prisões efetuadas pela Guarda, foram 28 prisões realizadas em fevereiro, enquanto o mês de janeiro teve quatro prisões. Foram destaque as ocorrências referentes a delitos cometidos durante as madrugadas, como o furto de cabos e materiais elétricos.

“Buscamos sempre promover a proximidade e diálogo com as forças de segurança do Estado. Esse trabalho tem sido fundamental para avançarmos na segurança pública do município. Essa integração sempre foi uma demanda do prefeito Capitão Nelson, que busca frequentemente dialogar com todas as forças de segurança que têm atuação na cidade”, disse o secretário de Ordem Pública, tenente coronel Márcio Ribeiro.

O aumento da demanda de serviços da corporação, em especial no mês de fevereiro, aconteceu a partir da integração com a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG). Destaca-se o número de ocorrências atendidas pela corporação, especialmente durante a madrugada, através da ronda noturna, e também a partir da integração com outras secretarias.

Foto: Fabio Guimarães