Início > Cultura e Turismo > Peça com temática afro religiosa no palco do Teatro Municipal de São Gonçalo

Peça com temática afro religiosa no palco do Teatro Municipal de São Gonçalo

Publicado em:  16/09/2021

‘Crendices de Maria’ fez o público se emocionar e cantar as consagradas canções de Maria Bethânia

O Teatro Municipal de São Gonçalo abriu suas portas para o público com o objetivo de levar arte de maneira acessível e diversificada para a população da cidade. No último fim de semana, o equipamento cultural foi palco do espetáculo de dança “Crendices de Maria”, do diretor geral e coreógrafo Brayan Estarneck. A peça, de temática afro religiosa, retratou a fé, crenças e devoções da consagrada cantora baiana Maria Bethânia.

O espetáculo contou com canções na voz da cantora, fazendo o público se emocionar e cantar junto. Para o diretor geral, o espetáculo tem feito pessoas de diferentes religiões olharem com mais respeito a crença do próximo.

“As cenas mexem com os conceitos religiosos de quem assiste, trazendo um pensamento que respeita a fé e as crenças do próximo. A arte tem o poder de transformar pensamentos e conceitos”, afirmou o coreógrafo.

De acordo com Fernando Torres, membro do Conselho Municipal de Cultura, o novo teatro é mais um dos importantes equipamentos culturais de São Gonçalo.

“É importante que todos os munícipes sintam-se presenteados e representados dentro do Teatro Municipal de São Gonçalo. O espaço recebeu líderes religiosos da Umbanda, do Candomblé e seus adeptos de braços abertos. Foi uma noite de fé, esperança e cidadania. Essa é a São Gonçalo que acredito e amo, inclusiva e humana”, declarou Fernando, que também é zelador umbandista e dirigente da Tenda Espírita São Lázaro do Pita.

O elenco de “Crendices de Maria” é formado por Thayna Fernandes, Giselle Dutra, Gabrielly Moreira, Bianca Tavares, Yara Pontes, Eduarda Muniz, Thais Magalhães, Raianni Cristina, Lucas Menezes, Gabriel Garcia e Letícia Alcântara, jovens bailarinos estudantes de dança do Studio Art Dance.

Atrações do Teatro – Durante setembro, mês de aniversário de São Gonçalo, todas as atrações serão gratuitas. A Secretaria de Turismo e Cultura vai seguir distribuindo – como tem feito em algumas apresentações desde a abertura do Teatro – os ingressos para servidores da Prefeitura e o grande público através de sorteios e ações nas redes sociais. Ao longo dos dias, a programação completa do mês será divulgada pela secretaria.

Foto: Divulgação/Hanriette Pio