Início > Desenvolvimento Econômico > Pesca realiza ação contra o vírus Influenza em colônias do município

Pesca realiza ação contra o vírus Influenza em colônias do município

Publicado em:  18/05/2017

A Coordenadoria de Pesca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, realizou na manhã desta quinta-feira, 18/05, o quarto dia de mutirão de vacinação contra a gripe para os pescadores do município. Uma equipe da Secretaria de Saúde (Semsa) foi até a Colônia de Pescadores da Praia das Pedrinhas para fazer o atendimento. Além da proteção, os pescadores têm a garantia de evitar uma gripe que os obrigue a sair do mar, diminuindo a renda e, consequentemente, o sustento da família.

Até o momento, 400 pescadores de diversas colônias receberam a proteção do vírus Influenza, que pode atingí-los devido à exposição ao clima e temperatura em alto mar. Na segunda-feira, o mutirão teve início e atendeu os pescadores da Praia da Luz. Na terça-feira, a equipe da Semsa esteve na Escola de Pesca do Gradim e na quarta-feira foi a vez do Entreposto de Pesca, também no Gradim. Nesta sexta-feira, os pescadores da Marina do Peçanha, no Gradim, serão imunizados contra o vírus da gripe.

Um dos pescadores que aproveitou a ação na Colônia e garantiu a imunização foi o David Salles, de 60 anos. O pescador todo ano toma a vacina para garantir a boa saúde.

“O nosso trabalho toma muito tempo e muitas vezes não conseguimos sair daqui para ir até um posto de saúde nos vacinar. Se não fizerem essas campanhas aqui a gente não consegue ficar imunizado”, conta.

Segundo o Coordenador de Pesca, Willians Araújo, a estimativa da ação da semana é vacinar cerca de 600 pessoas. Se houver necessidade, as ações serão estendidas a outras áreas.

“A nossa missão é trabalhar com e para os pescadores do nosso município. Em parceria com diversas secretarias da prefeitura, conseguimos tirar do papel vários projetos que planejamos para este primeiro ano. Em breve teremos ações que possibilitem os pescadores concluírem os estudos e tirar suas carteiras profissionais, pois até hoje muitos não têm”, disse Willians.

Foto: Girley Oliveira