Início > Meio Ambiente > Plantio de mudas para garantir carnaval com emissão neutra de carbono

Plantio de mudas para garantir carnaval com emissão neutra de carbono

Publicado em:  02/12/2022

Em parceria com a Prefeitura, Porto da Pedra fará desfile histórico no Carnaval

Foi dado o pontapé inicial para o carnaval da Unidos do Porto da Pedra com emissão neutra de carbono. Através de uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de São Gonçalo (Semma), membros da agremiação gonçalense e alunos do Instituto Abraço do Tigre realizaram o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica na Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno, na última quarta-feira (30).

No Carnaval de 2023, a Porto da Pedra vai realizar o primeiro desfile neutro em emissões de gás carbônico da história do Carnaval do Rio de Janeiro, um marco para a maior festa popular da Terra e conectado com o enredo que a escola de samba vai apresentar na Marquês de Sapucaí: ‘Invenção da Amazônia: Um Delírio do Imaginário de Júlio Verne’.

“Muitas vezes temos a sensação de que nada podemos fazer em relação às questões referentes ao aquecimento do planeta. Com essa iniciativa, a comunidade da escola de samba vira protagonista no que diz respeito às práticas sustentáveis que vão ao encontro do equilíbrio do planeta e do ecossistema de nossa cidade . Esperamos que esse pioneirismo se espalhe como exemplo de boas práticas por todas as escolas co-irmãs e por todas as cidades que fazem do carnaval a maior festa do planeta, e da maneira aqui proposta, em equilíbrio ambiental com ele”, disse o subsecretário de Meio Ambiente, Glaucio Brandão.

O plantio das árvores realizado na APA vai garantir a neutralização do carbono do desfile da agremiação gonçalense, compensando as emissões oriundas da queima do diesel para movimentar os carros alegóricos, dos ônibus utilizados no traslado dos integrantes para ensaios e o desfile, do combustível utilizado nos geradores e, até mesmo, da energia consumida pelas máquinas de costura na confecção das fantasias.

O levantamento da quantidade de mudas necessárias para a neutralização das emissões de carbono foi realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que chegou ao quantitativo de árvores ideal para neutralizar aproximadamente 2,12 toneladas de CO2, que serão produzidas no carnaval da Porto da Pedra.