Início > Saúde > Policlínica no Vila Três entra na reta final das obras

Policlínica no Vila Três entra na reta final das obras

Publicado em:  23/06/2022

Nova unidade vai aumentar o número de atendimentos na região

A Policlínica do Alcântara, no bairro Vila Três, está na fase final de obras. A previsão da entrega da nova unidade de saúde é para o segundo semestre deste ano. A Organização Social Civil (OSC) que vai administrar a policlínica já está pronta para assumir a unidade, que vai gerar 188 empregos diretos para os profissionais de saúde, além de mais oportunidades através das empresas terceirizadas com os empregos indiretos – pessoal de limpeza, segurança, tecnologia da informação, manutenção de ar-condicionado e de equipamentos em geral.

A unidade terá um aumento estimado de 533% de atendimentos, ou seja, uma quantidade superior a cinco vezes o atendimento atual do Posto de Atendimento Médico (PAM) Alcântara, que também será levado para o novo equipamento. Com a clínica, que terá 26 consultórios, estão previstos 29.300 atendimentos por mês – uma média de 1.300 consultas, exames e serviços oferecidos por dia. A unidade terá capacidade para realizar 12 mil exames de imagem, 15 mil consultas, além de 100 biópsias, 700 atendimentos de fisioterapia, 500 odontológicos e mil curativos por mês. Atualmente, o PAM Alcântara realiza 5.500 atendimentos mensais.

“O Centro de Imagem da Policlínica será completo e vai realizar todos os tipos de exames. O gonçalense não vai mais precisar sair de São Gonçalo para realizar os exames em outra cidade ou esperar na fila. A capacidade de instalação do centro de imagens também vai acabar com as filas na Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa). Estamos trabalhando com o prefeito Capitão Nelson para oferecer o que podemos de melhor para os gonçalenses, melhorando sempre os serviços públicos”, disse o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha.

Com base em sua localização geográfica, a policlínica atenderá o quantitativo de 40 bairros, atendendo uma população estimada de 481.329 pessoas, segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A Policlínica vai atender uma demanda antiga da população daquela região, além de pessoas de outros bairros, e ter os serviços ampliados”, disse o subsecretário de Atenção Especializada, Anderson Teixeira.

A obra estava há mais de dez anos parada e passou, sem solução, por vários governos anteriores. No retorno da obra na gestão do Capitão Nelson, um novo projeto teve que ser realizado para que a construção fosse adequada às normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O projeto inicial contemplaria no espaço uma policlínica e a sede da secretaria. Com a mudança do projeto, foi incluído o Centro de Imagens e a mudança do PAM Alcântara para a nova unidade. Só na construção foram gerados 300 empregos diretos.

Foto: Renan Otto