Início > Uncategorized > Polo Hélio Cruz tem alta demanda e amplia oferta de serviços

Polo Hélio Cruz tem alta demanda e amplia oferta de serviços

Publicado em:  01/03/2023

Unidade de Saúde do Alcântara passou por melhorias

Situado em Alcântara, o Polo Sanitário Hélio Cruz é um dos mais procurados da rede municipal de saúde de São Gonçalo devido à sua localização. Por sua importância na região, ele tem previsão de ser totalmente reformado pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo. Mas as melhorias e pequenas reformas já mudaram a unidade, como ambientes climatizados e pintura.

“A gente vai melhorando e adequando aos poucos, conforme vão surgindo as necessidades. Para os usuários, por exemplo, passamos a oferecer mais duas especialidades: alergista e cardiologista. E a aplicação da vacina BCG e o teste do pezinho passaram a ser realizados todos os dias da semana”, disse a diretora da unidade, Roberta Azeredo.

Logo na entrada, antes de seguir para consultas, serviços e exames, os pacientes encontram a sala de procedimentos. No espaço, os gonçalenses têm a pressão, glicose, frequência cardíaca, frequência respiratória e saturação (oxigenação no sangue) medidas. Caso tenham alguma alteração, já são encaminhados para os serviços necessários.

Além das consultas de 10 especialidades médicas, a unidade de saúde oferece serviços, programas e tratamentos – todos com livre demanda diariamente, como as vacinações de rotina, testes rápidos das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), programas para os tratamentos da hanseníase e tuberculose, acompanhamento dos bebês através da puericultura e planejamento familiar.

Para os exames de sangue, urina e fezes é necessário marcação. O teste do pezinho é realizado de segunda a sexta, das 8h às 12h – único polo que oferece este teste todos os dias da semana.

Antirrábica humana – O polo é referência para quem foi mordido por animais domésticos ou silvestres infectados com a raiva animal. A aplicação da vacina acontece às terças e sextas, das 8h às 17h. Nos feriados que caem às terças e sextas, a vacina é aplicada das 8h às 12h.

Regulação – Todas as consultas são marcadas através da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência.

Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.

Especialidades:

Clínica médica
Ortopedia
Pediatria
Urologia
Endocrinologia
Ginecologia
Dermatologia
Nefrologia
Alergista
Cardiologista
Serviço Social