Início > Saúde > Polo sanitário do Zé Garoto bate recorde de atendimentos

Polo sanitário do Zé Garoto bate recorde de atendimentos

Compartilhe isso:


Publicado em:  07/03/2023

Unidade de saúde vai ser contemplada com obras e reformas

 O Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto, é o mais procurado de São Gonçalo por ser localizado na área central da cidade. A unidade vem se destacando pelo aumento dos números nos atendimentos das consultas, que passaram de 98.250 em 2021 para 136.550 em 2022. Nos próximos meses, ele passará por obras e reformas para melhor atender a população. Diferencial da unidade: a abertura acontece às 6h30 para o início das vacinações e outros atendimentos. 

O polo oferece 14 especialidades médicas e aguarda a contratação de mais duas: endocrinologista e angiologista. “É uma unidade que atende a mais de duas mil pessoas por dia pelo seu fácil acesso. E, ao mesmo tempo que necessita de obras, não tem como parar de oferecer os serviços. Mas estamos nos estruturando para isso acontecer sem prejudicar os atendimentos”, disse a diretora da unidade, Sirlane Marins. 

A unidade ainda oferece atendimentos com fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo e nutricionista, realiza 16 procedimentos e tem 6 programas da Atenção Básica, sempre de segunda a sexta, das 8h às 17h. Este ano, a unidade passou a realizar mais um exame para os bebês: o teste da linguinha, importante para identificar precocemente o tamanho do frênulo lingual em recém-nascidos. Caso tenha alguma anomalia, pode restringir movimentos da língua dificultando a amamentação e, posteriormente, a fala. 

A maioria das consultas é marcada através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, as consultas para clínico geral, nutrição, psicologia e fonoaudiologia são marcadas na unidade de saúde. Os exames de sangue e eletrocardiograma também são agendados no próprio polo sanitário.

Antirrábica humana – O polo é referência para quem foi mordido por animais domésticos ou silvestres infectados com a raiva animal. O atendimento para avaliação da lesão ocorre  de segunda a sexta, das 8h às 17h. A aplicação da vacina acontece às segundas e quintas, das 8h às 17h. Nos feriados que caem às segundas e quintas, o polo abre, exclusivamente, para vacinação antirrábica, das 8h às 12h. Quando necessária a aplicação do soro antirrábico, o paciente é encaminhado ao Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto, que funciona 24h todos os dias, e fica ao lado do Washington Luiz. 

Regulação – As demais consultas para o polo sanitário são marcadas através da Central de Regulação da secretaria. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência. 

 Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.   

Especialidades:

Neurologista

Homeopatia

Urologista

Fisioterapia

Assistência social

Ginecologista

Psicologia

Pneumologista

Fonoaudióloga

Clínico geral

Nutricionista

Ortopedista

Otorrinolaringologista

Gastroenterologista

Dermatologista

Proctologista

Dentista

Cardiologista

Alergista 

Serviços:

Vacinação

Teste do pezinho

Curativo

Teste rápido para Infecção Sexualmente Transmissível (ISTs)

Baciloscopia/PPD (teste para tuberculose)

Antirrábica humana

Retirada de pontos

Eletrocardiograma 

Preventivo

Troca de sonda

Coleta sangue

Acolhimento (aferição de pressão e glicemia)

Farmácia

Teste da orelhinha

Teste da linguinha

Pré-Natal

Programas:

Epidemiologia

Hanseníase

Tisiologia

Planejamento familiar

Tabagismo

Bolsa Família

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content