Início > Saúde > Polos sanitários ampliam oferta de especialidades médicas

Polos sanitários ampliam oferta de especialidades médicas

Compartilhe isso:


Publicado em:  25/08/2023

Unidades realizam uma média de 3,5 mil consultas por mês

Os cinco polos sanitários de São Gonçalo passam por constantes mudanças para aprimorar e melhorar os serviços oferecidos à população. Nos dois anos anteriores do governo do Capitão Nelson, as unidades aumentaram, significativamente, a oferta de consultas, médicos e serviços. Neste ano, novas especialidades foram incorporadas, há previsão de obras e mudanças para melhor atender os gonçalenses e implantação do prontuário eletrônico do paciente (PEP). 

Quando o assunto é estrutura física, há previsão de obras e reformas e até de novas unidades para os polos. Alguns já receberam intervenções como climatização, pintura e manutenção nas redes elétrica e hidráulica. Novos equipamentos também já chegaram, como é o caso do Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa. Mas ainda há mais melhorias para serem implantadas nos polos sanitários Helio Cruz, Alcântara; e Augusto Sena, Rio do Ouro.

A tecnologia também será usada para beneficiar pacientes e funcionários. As unidades estão sendo preparadas para a implantação do PEP, que é a ficha médica digital do paciente. O PEP registra e armazena todas as informações dos pacientes: consultas, exames, condutas e tratamentos adotados em toda a rede pública de saúde. As informações poderão ser acessadas por meio do celular, computador ou tablet através do Conecte SUS, utilizando o CPF.

“Todos os polos sanitários são muito antigos. São obras de muitos anos e precisam de manutenção. Ficaram abandonados por muito tempo. Estamos melhorando as atuais estruturas para atender a população, mas há a intenção de mudar alguns de lugar para dar um acolhimento melhor e atendimento mais humanizado às pessoas, o que é a marca registrada do governo do Capitão Nelson”, disse a subsecretária da Atenção Básica, Luciana Coelho. 

Melhorias no atendimento – Os polos sanitários realizam uma média de 3,5 mil consultas por mês, além dos serviços e procedimentos. A tendência é aumentar com a inserção de novas especialidades no decorrer deste ano. O Jorge Teixeira de Lima já ganhou mais duas especialidades médicas este ano: cardiologista e endocrinologista. O Augusto Sena, otorrinolaringologista e o serviço de eletrocardiograma com laudo e aguarda o reforço para aumentar o quadro de pediatria.  

O Hélio Cruz passou a oferecer o Teste da Linguinha e aumentou o atendimento para troca de sonda, curativo, testagem rápida das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), preventivo e eletrocardiograma. Já o Paulo Marques Rangel está implantando o Programa de Hanseníase e ampliando a oferta de pré-natal. 

Juntando, os polos sanitários oferecem 25 especialidades e 31 procedimentos e serviços. Algumas consultas e serviços têm demanda espontânea, ou seja, podem ser marcados e realizados direto na unidade de saúde. A maior parte das especialidades deve ser inserida no sistema da Central de Regulação no polo sanitário e o paciente deve aguardar o agendamento. Vale lembrar que não são todas as especialidades e serviços disponíveis em todos os polos sanitários. Cada unidade oferece algumas especialidades e alguns serviços. 

Regulação – Qualquer gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal para marcar consultas e exames, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência. 

Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.   

Especialidades distribuídas pelos polos sanitários: alergista, cardiologia, clínica geral, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, fonoaudiologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, hebiatria, homeopatia, nefrologia, neurologia, nutrição, obstetrícia, odontologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, proctologia, psicologia, serviço social e urologia.

Serviços e exames: aleitamento materno, aplicação de injetáveis, aplicação da antirrábica humana, avaliação antropométrica, baciloscopia/PPD (teste para tuberculose), cateterismo vesical, curativo, confecção do cartão SUS, dispensação de medicamentos, eletrocardiograma, exame do papel filtro, exames laboratoriais: sangue, urina e fezes; medição de pressão arterial e glicose; planejamento familiar, pré-natal, preventivo, programa da hanseníase, programa da tuberculose, puericultura, retirada de ponto, teste covid-19, teste da orelhinha, olhinho e pezinho; teste rápido das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); teste rápido de gravidez (TIG), troca de sonda e vacinação de rotina.

Polos sanitários, de segunda a sexta, das 8h às 17h

Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto

Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara

Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro

Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa

Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content