Início > Meio Ambiente > Pontapé inicial para manejo integrado das APAs de São Gonçalo

Pontapé inicial para manejo integrado das APAs de São Gonçalo

Publicado em:  21/09/2021

No Dia da Árvore, Meio Ambiente mobiliza lideranças e parceiros para discutir desenvolvimento das áreas de proteção

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) celebrou o Dia da Árvore, comemorado nesta terça-feira (21), com foco na preservação e futuro das Áreas de Proteção Ambiental (Apas) de São Gonçalo.

A Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno teve a realização de oficinas e treinamentos para lideranças comunitárias das Apas Estâncias de Pendotiba, Itaoca, Alto do Gaia e da Apa do Engenho Pequeno, que debateram a criação do Plano de Manejo Integrado de Áreas de Preservação Ambiental e a criação de um comitê unificado para a gestão das APAs. Também foram apresentados ao projeto Florestas do Amanhã, realizado em parceria com o Ministério Público Estadual e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).

“É de suma importância a participação de todos nós neste plano de manejo das unidades de proteção e no comitê gestor. A sustentabilidade dos nossos biomas está degradada pela atuação humana. Nós temos que ser participativos e determinantes para termos uma São Gonçalo mais verde. Temos essa responsabilidade com as nossas futuras gerações”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso.

Secretarias e setores da prefeitura e empresas parceiras ligadas diretamente à preservação das Apas estiveram presentes para estreitar laços e definir os trabalhos que irão proteger importantes biomas de Mata Atlântica presentes no município de São Gonçalo, como a Secretaria de Agricultura, Pesca e Assuntos Portuários, Subsecretaria de Parques e Jardins, Subsecretaria de Defesa Civil, Cruz Vermelha, Guarda Municipal e Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também estiveram presentes representantes do Instituto ITPA e projeto Remoma e Instituto de Educação Ambiental Gênesis.

Como parte do programa Florestas do Amanhã, que vai realizar o plantio de espécies de Mata Atlântica em 1 milhão de metros quadrados nas Áreas de Proteção Ambiental de São Gonçalo, a Apa do Engenho Pequeno recebeu o plantio de Ipês roxos e amarelos, feitos por secretários, subsecretários e lideranças comunitárias das Apas. Vale destacar que o trabalho de reflorestamento não se baseia apenas no plantio, mas também no monitoramento por 4 anos das espécies plantadas nas Apas.

“Saímos de um patamar de 4% de áreas protegidas em 2017, para 19% hoje. Aumentamos as áreas protegidas, mas não basta apenas aumentar, precisamos tirar do papel o Plano de Manejo Integrado das Áreas de Proteção Ambiental e criar o Conselho Gestor único dessas unidades de conservação da natureza”, disse o subsecretário de Meio Ambiente, Gláucio Brandão.

A unidade do Engenho Pequeno, por exemplo, foi criada em 1991, e ficou sem ter um plano de manejo até o ano de 2018. Para que as outras Apas não fiquem sem o plano e o comitê gestor, o pontapé inicial para a implantação desses importantes mecanismos de proteção foi dado nesta terça-feira, com a mobilização das lideranças locais das Apas. O plano de manejo integrado das Apas será realizado de acordo com a particularidade, potencialidades e características particulares de cada uma das áreas de preservação do município.

Os Guardas do Grupamento de Defesa e Proteção Ambiental (GPAM), que realizam um curso de capacitação ambiental de 160 horas, tiveram uma aula de combate a incêndio, realizada pela Defesa Civil. Os agentes da Guarda Municipal que atuam na proteção das APAs, foram instruídos sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, luvas, e balaclava. Os guardas também tiveram instruções sobre como otimizar o uso dos abafadores em caso de incêndios na mata, para operar o equipamento de forma segura e eficiente. O curso de capacitação será concluído no início de outubro.

“Nós do Gpam não queremos que seja apenas um curso de capacitação, mas que seja um curso de formação continuada. Mesmo antes de termos o curso já atuamos na área ambiental, mas quero destacar a importância desse curso para o grupamento, que ampliou muito nossa visão sobre a questão ambiental”, disse o inspetor do Gpam, Paulo Fernando.

Em uma oficina dinâmica com a Semma, lideranças comunitárias das Apas, a empresa que vai realizar o Plano de Manejo Integrado das Áreas de Proteção Ambiental e Comissão de Meio Ambiente da OAB, as lideranças locais apresentaram sugestões de melhorias, colocando em prática o conhecimento de cada um sobre as Apas em que atuam, pontuando áreas deficientes, melhorias e também novos parceiros locais que possam colaborar com as ações de preservação e implementação de estrutura para funcionamento das Apas. O estudo mais aprofundado dessas áreas poderá inclusive ser utilizado para ações de reflorestamento para recuperação de um maior espaço de áreas verdes.

Foto: Renan Otto