Início > Cultura e Turismo > População consagra Carnaval Raiz de São Gonçalo

População consagra Carnaval Raiz de São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/02/2024

Quatro dias de festas, em sete bairros, atraíram mais de 200 mil gonçalenses

Mais de 200 mil pessoas puderam aproveitar o “Carnaval Raiz 2024”, festa promovida pela Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo em sete bairros da cidade.  Durante quatro dias, foram realizadas, nos sete palcos montados nos bairros Porto da Pedra, Trindade, Pacheco, Itaúna, Jardim Catarina, Jardim Alcântara e Santa Catarina,  diversas apresentações musicais com grupos de marchinhas, samba, pagode e axé, além de escolas de sambas e blocos da cidade, tudo acompanhado por muita tranquilidade e animação da população gonçalense. Mais de 500 servidores estiveram envolvidos na organização e bom funcionamento da festa. 

“Foi muito gratificante poder oferecer momentos de lazer e festa para a população gonçalense. Agradeço o empenho de todas as equipes da Prefeitura que estiveram empenhadas para oferecer uma festa de qualidade e com segurança. Mostramos mais uma vez que São Gonçalo é capaz de realizar eventos com disciplina e ordem”, destacou o prefeito Capitão Nelson.   

Ao todo, foram 56 apresentações musicais, sendo 22 de agremiações de escolas de samba e 34 de bandas locais. 

“Poder retomar a tradição do Carnaval de bairro em São Gonçalo foi uma experiência maravilhosa, após quatro dias de festas só temos motivos para celebrar. O planejamento feito pela Prefeitura transcorreu perfeitamente e todas as pessoas que saíram de suas casas para festejar puderam desfrutar de um ambiente com toda a segurança e infraestrutura necessária, além, é claro, de muita música boa”, disse a secretária de Turismo e Cultura, Julia Sobreira. 

Antes das apresentações musicais, o Carnaval Raiz recebia as atrações do Caravana de Arte e Lazer, da Fundação de Artes, Esporte e Lazer (Faelsg), que ofereceu  brincadeiras lúdicas, atividades esportivas e artísticas, oficinas de pintura e desenhos, pintura facial, aulas de dança, além de barraquinhas de algodão doce, cachorro quente e pipoca.   

Ao todo, mais de 500 servidores trabalharam durante os quatro dias do Carnaval Raiz. Equipes da Secretaria de Conservação atuaram para garantir a limpeza e manutenção dos locais que receberam a festa.  

Agentes da Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Municipal e da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, além de policiais militares do 7º BPM, garantiram a segurança no entorno do festival, antes, durante e após os shows. 

Agentes da Secretaria de Transportes prepararam um esquema de trânsito especial para a realização da folia e também estiveram presentes durante o evento, garantindo o fluxo de veículos e orientando os motoristas para que não houvesse engarrafamentos e os participantes pudessem transitar com tranquilidade e segurança.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães e Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content