Início > Cultura e Turismo > Praça Zé Garoto tem Feira de Artesanato

Praça Zé Garoto tem Feira de Artesanato

Publicado em:  06/10/2017

Uma conquista para os artesãos de São Gonçalo. A partir deste sábado (07/10), a Praça Estephânia de Carvalho, mais conhecida como Praça Zé Garoto, será palco da Feira de Artesanato. Com música ao vivo, espaço gastronômico, espaço saúde, moda e artesanato, a feira será realizada todos os sábados, das 9h às 17h, com programação para toda a família. Às 9h será feita uma grande ginástica ao ar livre e às 10h está prevista recreação infantil.

De acordo com o organizador do evento, Helinho Nanci, neste primeiro momento, o espaço abrigará 55 barracas de artesãos da cidade, mas a previsão é ter cerca de 120 barracas. Para isto, os interessados deverão procurar os organizadores da feira, às terças e quintas, no Serradão, que fica na rua Coronel Serrado, lote 4B, no Zé Garoto (antiga Aldeia Velha).

“São Gonçalo tem quatro feiras de artesanato que acontecem em lugares diferentes: no Alcântara, Lavourão, na Salvatori e na Praça Luiz Palmier, no Rodo. Então, nós decidimos unir estes artesãos em um só lugar e oferecer uma estrutura melhor. Essa feira na praça Zé Garoto será uma super feira e acontecerá todo sábado das 9h às 17h. Além das barracas de artesanato, teremos música, gastronomia, ginástica, brincadeiras infantis, espaço de saúde com aferição de pressão, glicemia e, neste mês de outubro, teremos uma tenda da campanha Outubro Rosa”, explicou Helinho.

Para o secretário de Cultura e Turismo de São Gonçalo e Presidente da Fundação de Artes (Fasg), Carlos Ney Pinho Ribeiro, a feira representa um potencial econômico, cultural e turístico para a cidade.

“Esta é uma iniciativa muito importante para São Gonçalo pois visa a valorização do espaço público, valoriza o trabalho do artesão gerando renda dentro do município e há também a valorização do cidadão que ganha um espaço de cultura, entretenimento e compras. Em várias cidades a feira de artesanato é vista como atrativo turístico. Como ir a Teresópolis e não passar na Feirarte, por exemplo? Nossa pretensão é fazer com que esta feira tenha potencial econômico, social, cultural e turístico”, reiterou Carlos Ney.

De acordo com o prefeito José Luiz Nanci, este espaço é uma antiga reivindicação dos artesãos de São Gonçalo.

“Há muito tempo o artesão reivindica um espaço único para trabalhar. Nós temos feira no Alcântara, no Lavourão, na Salvatori e na Praça Luiz Palmier. Por que não fazer uma grande feira de artesanato na Praça Zé Garoto? Este é um espaço excelente, um lugar tradicional, com grande número de visitantes. Temos certeza que é o espaço certo e além das barracas, haverá toda uma programação que agregará ainda mais valor ao evento”, ressaltou o prefeito.