Início > Coronavírus > Prefeito acompanha atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19

Prefeito acompanha atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19

Publicado em:  16/07/2020

Atendendo cerca de 300 pacientes 24 horas por dia, o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, mais conhecido como Hospital das Freiras, no bairro Lagoinha, é referência no atendimento a pessoas com sintomas do Covid-19 na região. Além dos exames laboratoriais e de imagem, a unidade ainda realiza o teste rápido.

Com febre e falta de paladar e olfato, o aposentado Reinaldo Soares, de 60 anos, buscou atendimento no hospital na manhã desta quinta-feira (16). Acompanhado da esposa, ele fez todos os exames, mas testou negativo para o Coronavírus.

Mesmo assim, devido aos sintomas, o médico que o atendeu determinou isolamento social durante 10 dias e retorno à unidade para refazer o exame após este período. “Gostei muito do atendimento. Rápido e bom. A prefeitura acertou em abrir este hospital aqui”, declarou o paciente.

O Hospital Franciscano foi criado com o objetivo de descentralizar o atendimento em São Gonçalo. Ele conta hoje com 30 leitos abertos, sendo 10 para CTI. Porém, a sua capacidade é de até 70 leitos, todos equipados com infraestrutura necessária para receber o paciente.

“Nosso objetivo em criar este hospital de referência no atendimento a pacientes com Coronavírus ou com suspeita foi para descentralizar o atendimento. Agora, além de todos os serviços oferecidos na unidade, estamos também realizando o teste rápido nos pacientes que apresentam sintomas graves do Coronavírus. O exame é feito após a consulta e obedecendo critérios médicos”, informou o prefeito José Luiz Nanci.

O Hospital das Freiras conta com quatro consultórios médicos, salas de raio x, farmácia, laboratório, almoxarifado e enfermaria para medicação. Assim que o paciente chega, passa pela triagem e vai para a consulta. O médico então solicita exames laboratoriais e de imagens.

Se a situação do paciente for estável, ele é medicado e liberado para o isolamento social em casa. Mas caso precise de internação, fica em um dos leitos da unidade automaticamente.

“Este Centro de Triagem tem um diferencial: ele tem leitos de enfermaria e CTI, como monitores e respiradores. Nossa intenção é atender o paciente rápido, no início dos sintomas, e caso ele precise de internação seja tratado aqui mesmo”, explicou o prefeito José Luiz Nanci.

Autor: Alex Alves
Foto: Lucas Alvarenga