Início > Saúde > Prefeito entrega reforma e ampliação do Polo Sanitário Rio do Ouro

Prefeito entrega reforma e ampliação do Polo Sanitário Rio do Ouro

Publicado em:  03/07/2020

O Prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, entregou na manhã desta sexta-feira (3), a reforma e ampliação do Polo Sanitário Rio do Ouro Dr. Augusto Senna, uma homenagem ao médico atuante na linha de frente no combate ao Covid-19 no município, que faleceu em maio deste ano.

Proporcionar uma saúde de qualidade faz parte das diretrizes do plano de governo do prefeito José Luiz Nanci. “Esta obra representa o esforço de toda a equipe de saúde atuante em nossa cidade. Mesmo diante das dificuldades, estamos reformando e levando dignidade aos atendimentos”, comemora Nanci.

Contabilizando cerca de 100 mil pacientes cadastrados, o Polo Sanitário Rio do Ouro, localizado no bairro de mesmo nome, oferece cerca de 40 tipos de serviços diariamente à população. Entre os mais procurados, destaque para o serviço de vacinação, que realiza 1.900 procedimentos mensais. Já o atendimento de ginecologia contabiliza 700 consultas ao mês, somando com 750 de pediatria.

“A nossa estratégia de saúde da família se desponta como a maior do Brasil, com 208 unidades. Oferecemos um amplo cuidado a toda população mesmo durante a pandemia, não paralisamos nossos atendimentos de atenção primária, somente espaçamos os dias e horários, mas todas permaneceram em funcionamento”, explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

Serviços com bastante demanda são os de teste do olhinho, grupo de idosos, hanseníase, pré-natal, fonoaudiologia, geriatria, gastroenterologia, entre outros que, juntos, somam cinco mil atendimentos mensais. A unidade realiza atendimento matriarcal e é responsável por outras 19 unidades básicas de saúde nos bairros Anaia, Sacramento, Ipiíba, Tribobó, Jóquei, entre outros.

“Essas unidades são a porta de entrada dos usuários no sistema de saúde. Funcionamos como um filtro que organiza o fluxo dos serviços nas redes de saúde, levando serviços às comunidades por meio das UBS. Fazemos parte do serviço de atendimento primário, com a ideia de que as ações sejam integradas e tenham continuidade. Temos uma grade de serviços consolidada e acabamos atendendo pacientes de todo município sem distinção. Estamos na divisa de São Gonçalo com Niterói e Maricá, então pacientes de outros municípios acabam nos procurando”, revela a diretora do Polo Rio do Ouro, Eliane Borges.

Homenagem

A homenagem ao Dr. Augusto Senna partiu de uma indicação legislativa do vereador Cici Maldonado. O médico que atuava na linha de frente no combate ao Coronavírus em São Gonçalo (Upa Pacheco e Centro de Triagem ao Coronavírus) e Itaboraí, faleceu aos 57 anos, em 23 de maio, no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo.

Foto: Lucas Alvarenga