Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
A população de São Gonçalo ganhou uma nova unidade de saúde nesta sexta-feira(02). A Clínica da Família de Marambaia foi inaugurada e beneficiará cerca de 12 mil moradores da região, com atendimentos da rede básica de saúde. De acordo com o prefeito José Luiz Nanci, a nova unidade beneficiará centenas de pacientes que migravam para outros bairros em busca de atendimento.
“Queremos que os moradores daqui se tratem no próprio bairro, sem precisar se deslocar. É um bairro com grande número de idosos, então é essencial que eles tenham uma qualidade de vida em um espaço amplo e mais humanizado para a população”, afirma Nanci.
A unidade, que conta com profissionais do programa Mais médicos, abriga uma equipe de Atenção Básica, composta por médico, enfermeira, técnico de enfermagem, agentes de saúde, dentista e técnico de saúde bucal. A clínica contará ainda com um estúdio de fisioterapia para ser utilizado pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) no atendimento multiprofissional que conta com fisioterapeuta, fonoaudióloga, educador físico, nutricionista, psicólogo e assistente social.
Na parte física, a clínica disponibilizará, em espaços climatizados, consultório odontológico, sala de vacina, farmácia, sala de preventivo, quatro consultórios para atendimento integral, sala de fisioterapia, além de área externa para realização de atividades.
“A clínica possui uma oferta extensiva de serviços de saúde, que consegue dar muito mais resolutividade, é um avanço pois está em uma área onde o acesso é muito melhor que no endereço do antigo posto, estrutura completa, realizaremos um trabalho mais amplo”, explica o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.
A aposentada Joselita Viana, 96 anos, foi uma das primeiras moradoras do bairro Marambaia, onde morou por 70 anos na casa onde hoje dá lugar a clínica da família.
“Hoje moro com meus filhos mas passei a maior parte da minha vida aqui, cuidando das minhas crianças. Foi aqui que eu os formei e é muito bom ver que o espaço será usado para atender outras famílias”, explica.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados