Início > Saúde > Prefeito inaugura consultório odontológico 24 horas na UPA Nova Cidade

Prefeito inaugura consultório odontológico 24 horas na UPA Nova Cidade

Publicado em:  15/08/2019

O prefeito José Luiz Nanci inaugurou, na manhã desta quinta-feira (15), o consultório odontológico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Cidade. Disponível 24 horas por dia para urgência e emergência, o consultório tem capacidade para atender 100 pacientes ao dia. O serviço é aberto ao público em geral e atende pacientes de todas as idades que possuam qualquer tipo de dor relacionada à região bucal, como dor de dente, disfunção na articulação da mandíbula, abscessos, além de sutura de face ou boca.

“Estou muito feliz em ampliar este serviço que, hoje, funciona em três unidades de emergência. A prevenção e o tratamento de doenças que acometem a boca refletem na saúde geral do indivíduo. Quando não o fazem, muitas pessoas sofrem com dor de dente, principalmente durante a madrugada. Por isso a importância de termos emergências 24 horas”, explica Nanci.

Na unidade, o dentista de plantão atende casos de urgência e emergência por ordem de classificação de risco – os casos mais graves e aqueles que causam maior sofrimento ao paciente são atendidos de imediato. Por isso, para os casos de rotina, não emergenciais, como restaurações, extrações, raspagem de tártaro e aplicação de flúor, a população deve procurar atendimento pela equipe de saúde bucal, na atenção básica dos municípios.

“O serviço é dotado de todos os insumos, instrumentos e equipamentos necessários para oferecer um atendimento com dignidade, além de ter profissionais com competência e habilidades para a resolução dos problemas trazidos pelos usuários”, enfatizou o secretário de Saúde, Jeferson Antunes.

No local, irá atuar uma equipe odontológica composta por cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal (ASB), que se revezam durante 24 horas, já que a unidade funciona durante todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos.

Segundo o subsecretário de Odontologia, Fernando Fadel, várias situações são consideradas de urgência, como dor, hemorragias, fraturas dentárias, fraturas de restaurações, extrações dentárias, abscessos periodontal e traumatismo. “A urgência odontológica é uma medida rápida de atendimento que tem o objetivo de aliviar os sintomas dolorosos e infecciosos da cavidade bucal, e nós cirurgiões-dentistas somos os únicos profissionais habilitados para resolvermos esses tipos de problemas dentários.

Atualmente o município conta com três unidades odontológicas emergenciais: UPA Nova Cidade, UPA Pacheco e Pronto Socorro Central.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Lucas Alvarenga