Início > Desenvolvimento Social > Prefeito participa de ação social no CRAS Santa Izabel

Prefeito participa de ação social no CRAS Santa Izabel

Publicado em:  27/07/2017

“Aqui foi onde encontrei amigos e fui acolhida. Melhorei minha saúde e minha qualidade de vida. O CRAS só me fez bem”. Essa foi a fala da aposentada de 73 anos, Margarida Maria de Góis, moradora do bairro Santa Izabel, que recebeu na manhã desta quinta-feira (27) a ação da Secretaria de Desenvolvimento Social, que já passou por diversos bairros da cidade de São Gonçalo, aproximando os serviços públicos da população e levando atividades gratuitas a todos. A aposentada, aluna do grupo de ginástica para idosos, é uma das mais de 500 pessoas assistidas pelo equipamento. Com as ações sociais, mais moradores ficam informados e participam das atividades e projetos desenvolvidos pelo Centro de Referência e Assistência Social. O secretário da pasta, Marlos Costa, e o prefeito José Luiz Nanci acompanharam de perto as atividades.

“Ações como essa são de grande importância, pois apresentam a toda a comunidade os serviços da rede. Atendemos diversos bairros em extrema vulnerabilidade social e poder fazer com que os serviços sejam acessíveis é contribuir para mudar essa realidade”, disse a coordenadora da unidade, Estela Vargas.

Ela conta que a reformulação dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem aproximado sobretudo os mais jovens. As oficinas de dança e jiu-jitsu atendem mais de 40 crianças e adolescentes. Além do artesanato e os grupos de ginástica para idosos. Além das oficinas , o CRAS é a porta de entrada para diversos benefícios sociais do governo federal, dentre eles o Bolsa Família.

A autônoma Sonia Oliveira, de 52 anos, relata a importância de ter conhecido o CRAS e se informar dos seus direitos, e conta o quanto o benefício a auxilia no dia a dia.

“Para mim é uma renda muito importante. Crio meus dois netos, e ajudo meu esposo em casa. Esse benefício me ajuda a comprar uma merenda, material para as crianças, além de ajudar em casa. Agora quero participar de alguma oficina e trazer a minha netinha também”, disse.

Para o prefeito José Luiz Nanci, as atividades têm sido um diferencial na política de acesso aos direitos básicos.

“Só tenho a parabenizar o secretário Marlos Costa e toda sua equipe por estarem cumprindo o desafio que repassei a ele, de cuidar das pessoas, oferecendo um serviço de qualidade. Apesar de nossa cidade, assim como todo estado, estar passando por dificuldades, temos nos empenhado e trabalhado muito para oferecer o melhor, que é o que a população gonçalense merece”, disse o prefeito.

A ação social contou com as equipes da Enel, realizando o cadastro na tarifa social; do Núcleo de Saúde da Família (Nasf) com fonoaudiólogos, nutricionistas e fisioterapeutas; além de técnicos do Bolsa Família e CRAS retirando dúvidas e realizando cadastros. Serviços de beleza , além de aferição de pressão e orientação física e nutricional com a Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

A próxima ação acontecerá no CRAS Alcântara, na próxima segunda-feira (31), a partir das 9h. A unidade fica localizada na Rua Oscar Lourenço, nº 632, Jardim Alcântara.

Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS