Início > Desenvolvimento Social > Prefeito recebe as medalhistas de Taekwondo do Espaço de Reinserção Social Dandara

Publicado em:  26/09/2019

O prefeito José Luiz Nanci recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (26), o grupo formado por atletas gonçalenses de Taekwondo que foi à cidade de Mauá, em São Paulo, competir o “Fight Open Taekwondo”, representando o município. Elas voltaram com quatro medalhas para casa, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. O encontrou teve o intuito de parabenizar as jovens acolhidas no Espaço de Reinserção Social Dandara e valorizar o trabalho da unidade.

“É gratificante receber essas meninas que mais uma vez como muita garra e dedicação conquistaram outro campeonato. Venho parabenizar a cada uma delas por esta conquista e pedir para que continuem focadas e investindo no esporte, porque além de promover saúde e bem-estar, ele é capaz de transformar vidas. Nós, enquanto governo, devemos estimular a prática de esportes e estamos à disposição para ajudá-las e incentivá-las a seguirem acreditando que são capazes de conquistar muito mais”, afirmou o prefeito.

Os treinos das usuárias do Dandara são realizados semanalmente, de segunda a sexta-feira, no próprio espaço onde estão acolhidas. Quem conduz a atividade é o professor de educação física, Romenig Hervano, que é quem inscreve e acompanha as meninas nos campeonatos.

“Para mim é sempre muito bom ver elas ganhando medalhas em competições, pois demonstra a consolidação de um trabalho sério e eficaz que realizo diariamente com elas. A minha felicidade hoje é ver a realização delas, porque elas têm todo um grupo que incentiva e apoia esse trabalho. É visível o quanto que elas estão evoluindo. O resultado final que é ver essas meninas contentes, felizes, com a autoestima elevada e reconhecida pelo que elas fazem é um orgulho para mim e para todos que acompanham esse processo desde o início”, informa.

O Dandara é um espaço de ressocialização e acolhimento, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que assiste meninas com idade entre 12 e 18 anos. Reinaugurada em 2017, a casa que fica no bairro Jardim Catarina visa ofertar um atendimento humanizado às adolescentes, contando com um equipamento com assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais capacitados para oferecerem acolhimento e afeto, marcando uma nova fase na vida de cada usuária. Para a secretária de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescente, Luciana Alves, ver a dedicação dessas jovens ao esporte é motivo de orgulho para os profissionais da assistência de São Gonçalo.

“É uma satisfação ver que não somos somente lugar de acolhimento e proteção, mas que trabalhamos em prol da dignidade e habilidade das adolescentes que passam por nossa instituição. Ver essas meninas dedicadas ao esporte é motivo de incentivo ao nosso trabalho. A conquista da premiação das atletas do Dandara em São Paulo é motivo de muito orgulho para nós da SMDS”, completa Luciana.

No encontro, também participaram a chefe de gabinete, Eliane Gabriel, a secretária de Idoso, Mulher e Pessoa com deficiência (Semind), Marta Maria Figueiredo, a coordenadora do programa Família Acolhedora, Dinamarcia Monteiro, e a coordenadora do projeto, Marina Guimarães.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Lucas Alvarenga