Início > Cultura e Turismo > Prefeito reinaugura Lona cultural em Jardim Catarina

Prefeito reinaugura Lona cultural em Jardim Catarina

Publicado em:  29/07/2019

Foi um sucesso a reinauguração da Lona Cultural Lídia Maria da Silva, realizada na manhã de sábado (27), no bairro Jardim Catarina. Ciente da importância do local para a comunidade, o prefeito José Luiz Nanci entregou o espaço, que passou por ampla reforma, à população.

“Sabemos que a Lona Cultural Lídia Maria da Silva tem uma representatividade muito positiva na vida das famílias do bairro. Vamos produzir muita cultura e projetos variados para os jovens aqui”, destacou, empolgado, o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci.

Com espaço coberto para 150 pessoas sentadas (arquibancada) e 300 em pé (pista), a lona é uma das principais ferramentas de apoio social a jovens e adultos produtores e consumidores de cultura naquele bairro.

E é através da arte e de projetos voltados à socialização, que a Lona Cultural Lídia Maria da Silva vem promovendo transformações nas vidas de milhares de pessoas. Ora resgatando os jovens, ora encaminhando ao mercado de trabalho.

Uma das muitas pessoas que frequentaram o local, seja na infância, na adolescência, ou em ambos, e também passaram por esse processo de transformação, é Kizzy Cristina da Silva, filha da homenageada Lídia Maria, que dá nome à lona cultural.

“A lona representa muito para o bairro. Muitos jovens já passaram por aqui e conseguiram trilhar um rumo bom. Se tornaram pessoas de bem. Isso é o mais valioso. Eu posso falar também por mim, que vivo desde a minha infância aqui. É emocionante ver isso que está acontecendo hoje (a inauguração) e eu e toda a comunidade ficamos muitos gratos por essa reforma”, declarou, emocionada, Kizzy, ao lado da tia (irmã de Lídia Maria), Lilian Cristina da Silva.

Homenagem – Lídia Maria da Silva realizou um trabalho social muito forte e marcante entre jovens do bairro e, após seu falecimento, foi homenageada dando nome ao espaço sociocultural, que está completando 16 anos em 2019, e com essa importante reforma feita pela gestão atual.

“A manutenção desta lona é indispensável, pois figura entre as principais ferramentas de inclusão e geração de oportunidades, principalmente para os jovens, em uma comunidade que necessita tanto disso. Além de oferecer lazer e diversão às famílias”, ressalta Carlos Ney Ribeiro, secretário municipal de Turismo e Cultura.

A Lona Cultural Lídia Maria da Silva fica na Praça Jornalista Valfrido Rocha, situada na Avenida Albino Imparato, s/nº, Jardim Catarina, São Gonçalo – RJ.

Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: Ascom / SMTC