Início > Governo e Comunicação Social > Prefeito retorna a Brasília em busca de apoio para a cidade

Prefeito retorna a Brasília em busca de apoio para a cidade

Publicado em:  28/04/2017

Nas últimas quarta e quinta-feira (26 e 27), o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, foi novamente a Brasília com o objetivo de trazer conquistas para o município. Participou do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável e de uma palestra no Ministério da Saúde. Também obteve conhecimentos em uma feira sobre mobilidade urbana e informatização de dispositivos, como semáforos, que podem melhorar muito a cidade.

Também adquiriu informações importantes sobre eficiência energética, iluminação pública e energias renováveis e, principalmente, como formar parcerias público-privadas e concessões para viabilizar investimentos. Tendo dialogado com outros prefeitos do Estado e buscado uma integração para melhorar setores como saúde, transportes e segurança pública.

Em março, Nanci participou de uma série de reuniões em Brasília, com ministros e representantes de diversos órgãos do governo federal em busca de recursos para o município. Após ter assumido o executivo gonçalense falido e com dívidas na ordem de R$ 600 milhões, em janeiro, a situação ficou ainda mais difícil por não ter como contar com a ajuda do governo estadual, que também atravessa crise financeira sem precedentes. Na ocasião, o prefeito se reuniu com os ministros da Saúde, Ricardo Barros, e das Cidades, Bruno Araújo, além de representantes dos Ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social.

“Infelizmente, atualmente nosso município figura entre os 100 piores do país, ranking esse referente às cidades que têm mais de 200 mil habitantes. Temos, aproximadamente, 1,100 milhão de pessoas em São Gonçalo (dados oficiais do IBGE). Tenho ido a Brasília pedir apoio aos ministérios, e demais instituições que possam nos ajudar, para sair dessa situação tão difícil. Estou em busca de recursos e orientações nos ministérios da Saúde, Educação, Cidades, Cultura, Defesa, Desenvolvimento Social, e em todas as autarquias possíveis”, explica o prefeito.

José Luiz Nanci também pegou orientações com o Sebrae e a Firjan e está firmando um apoio técnico com um grupo experiente de gestores de diferentes áreas. “Eles virão de Brasília para São Gonçalo para capacitar as equipes de gestão do meu governo sem nenhum custo para os cofres do município”, pondera Nanci.

Apesar de ter assumido o governo no início desse ano, peço desculpas a toda população por esta situação tão difícil na qual se encontra hoje a nossa querida cidade. Garanto a todos vocês estar fazendo tudo para mudar essa realidade e oferecer aos gonçalenses a cidade que merecem.