Início > Desenvolvimento Social > Prefeito visita recém-nascido que foi abandonado no mês passado em SG

Prefeito visita recém-nascido que foi abandonado no mês passado em SG

Publicado em:  13/09/2019

O prefeito José Luiz Nanci e a primeira dama, Eliane Gabriel, visitaram, na manhã desta sexta-feira (13), Pedro Miguel, nome provisório do recém-nascido que foi encontrado embaixo de um carro por um estudante universitário, no dia 27 de agosto, no bairro Porto da Madama. Com 17 dias, pesando 3 quilos e medindo 48 centímetros, o neném está sob os cuidados de um casal voluntário do Família Acolhedora, programa vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que oferece um lar temporário a crianças entre 0 e 11 anos em situação de vulnerabilidade.

“Estou muito feliz em ver que o Pedro está bem, saudável e sendo cuidado com muito carinho e amor. Somos muito gratos ao casal que está acolhendo esta criança guerreira, que já em suas primeiras horas de vida precisou lutar por sua vida, e venceu. É muito gratificante saber que podemos contar com pessoas de bom coração no nosso município, que estão disponíveis para abrirem suas casas e seus corações para dar afeto e amor para quem precisa”, afirma o prefeito.

Pais de uma menina de 8 anos e de um menino de 4, a confeiteira e estudante X., de 28 anos e o motorista Y., de 30 anos, estão inscritos no programa há oito meses. Em seu primeiro acolhimento, o casal falou sobre o que mudou na vida da família desde a chegada do Pedro.

“Nossa casa ficou mais preenchida, mais alegre e com mais cor. Já consigo identificar o que o Pedro quer através do seu choro, nossa relação está sendo incrível. Ele me mostrou que não é qualquer obstáculo que é capaz de nos parar, ele é especial e bem diferente de qualquer outra criança. É tão sobrenatural o que ele me ensina a cada dia. Essa primeira experiência como acolhedora está sendo surpreendente e este bebê já chegou me deixando a lição de que todo amor deve ser por inteiro”, conta X.

A primeira dama Eliane Gabriel ficou encantada com o bebê e agradeceu por todo o cuidado que os acolhedores estão tendo com o recém-nascido.

“Sei que não é fácil administrar uma casa, ainda mais com duas crianças pequenas, mas a gente se surpreende ao encontrar pessoas com o coração tão generoso, que abrem seu lar e cedem um espaço para dar amor e atenção para um ser indefeso e que precisa tanto de cuidado e afeto. Agradeço a esse casal por tanta generosidade e dedicação”, diz Eliane.

O Família Acolhedora conta atualmente com 17 crianças em acolhimento e 21 famílias capacitadas para acolher. Criado como uma política pública protetiva, o serviço é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança acolhida e as famílias de origem, com uma equipe formada por assistente social, psicólogas e educadores sociais. A proposta é acolher e tornar novamente possível a convivência familiar e comunitária. A secretária de Desenvolvimento Social, Marta Maria Figueiredo, também participou da visita ao Pedro.

“Desejo que este neném seja muito feliz durante a sua trajetória. Ver ele hoje com saúde, sendo tão bem cuidado, faz o nosso coração transbordar de amor. O acolhimento em um lar faz com que essas crianças, que já vêm de um quadro bem delicado de vulnerabilidade, receba um cuidado mais particularizado e com muito mais qualidade do que se estivesse em um abrigo ou orfanato. Somos muito gratos a todos os acolhedores”, completa Marta.

Para ser um acolhedor é preciso ter 18 anos ou mais, morar em São Gonçalo, não estar respondendo a processos na justiça e não ter a perspectiva de adoção da criança acolhida, visto a identidade de rotatividade e temporalidade do serviço. Os interessados devem encaminhar um e-mail para paf.fiasg@gmail.com, com os seguintes dados: nome, endereço, telefone e idade. Para maiores informações basta ligar para o número 3719-2473 ou ainda comparecer à sede do serviço, localizada na SMDS, na Rua Doutor Porciúncula, 395, Venda da Cruz (antigo 3º BI).

Autor: Luciana Pimentel
Fonte: SMDS