Início > Desenvolvimento Urbano > Prefeitura agiliza reparos após tempestade

Prefeitura agiliza reparos após tempestade

Publicado em:  21/11/2023

Equipes seguem retirando árvores e limpando vias

Servidores da equipe de Parques e Jardins da Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo passaram a manhã de terça-feira (21) dando continuidade à poda das árvores que foram derrubadas pelos fortes ventos que atingiram a cidade no último sábado (18).

A maioria dos serviços depende do corte de energia para a retirada dos galhos e deve ser realizada pela Enel. Em função da grande demanda, a Prefeitura também está realizando o serviço, mas é necessário que a concessionária Enel acompanhe as ações.

Na Rua Brigadeiro Armando Trompowiski, na Amendoeira, uma residência teve a frente atingida por galhos, impossibilitando a saída dos moradores.

“Os vizinhos tiveram que quebrar parte do muro para que eu pudesse sair de casa com a minha esposa. Se eu tentar tirar o galho que caiu no portão, a árvore despenca. Já acertou parte do meu carro. Por sorte não atingiu a minha casa”, disse o aposentado Sebastião Quintino, de 62 anos.

As equipes de limpeza da Secretaria de Conservação continuam atendendo diversos pontos da cidade, para realizar, de forma rápida, a limpeza das áreas mais atingidas por árvores que tombaram com os ventos, locais onde houve obstrução de vias de circulação de veículos e também residências atingidas.

As solicitações para podas ou retiradas de árvores tombadas podem ser feitas através do whatsapp, pelo número 21 97157-0059.

De acordo com a Secretaria Municipal de transportes, a maioria dos semáforos da cidade já está funcionando e as equipes seguem nas ruas para os últimos ajustes.

Concessionária acionada na justiça

A Justiça determinou que a concessionária ENEL normalize totalmente o fornecimento de energia elétrica em São Gonçalo até às 14h desta terça-feira (21), sob pena de pagamento de multa diária.

No último domingo (19), a Prefeitura de São Gonçalo ingressou com uma ação civil pública contra a concessionária, em decorrência da suspensão do fornecimento de energia elétrica no município. Na segunda-feira (20), a Prefeitura montou um gabinete de crise, reunindo a Enel e várias secretarias municipais, que estão nas ruas desde a noite de sábado, efetuando reparos, desobstruindo vias atingidas por queda de árvores e dando suporte aos técnicos da Enel.

Escolas e unidades de saúde sem energia elétrica

Na manhã desta terça-feira (21), 15 escolas municipais e nove postos de saúde permaneciam fechados, em decorrência da falta de energia elétrica. Cerca de 4.500 alunos estão sem aulas. O município segue com equipes nas ruas realizando reparos e dando suporte às ações da Enel, na tentativa de dar mais celeridade aos trabalhos.

Foto: Renan Otto