Início > Uncategorized > Prefeitura alerta para atos de vandalismo em praça revitalizada

Prefeitura alerta para atos de vandalismo em praça revitalizada

Publicado em:  17/04/2024

Praça do Rocha tem passado por constantes reparos

Reinaugurada em janeiro deste ano, depois de receber várias intervenções do projeto Praça Renovada, a Praça do Rocha vem demandando atenção dos servidores da Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, em decorrência de atos de vandalismo e descuido por parte de frequentadores.

Em três meses, as redes dos gols da quadra estão com furos, as redes de basquete foram furtadas e recolocadas mais de três vezes, a rede de vôlei, também foi levada e os brinquedos para Pessoas com Deficiência (PcDs) foram quebrados.

A Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo vem realizando um trabalho incessante, em conjunto com suas subsecretarias, para garantir que a praça esteja sempre adequada para receber a população. A empresa responsável pelos brinquedos PcDs já foi acionada para realizar os reparos necessários. A Subsecretaria de Parques e Jardins também realiza constantemente a manutenção dos canteiros no local.

O secretário Edson Leal comentou sobre o trabalho de suas equipes na Praça do Rocha e pediu a atenção da população para o cuidado com o espaço.

“Quando a Praça do Rocha entrou no Projeto Praça Renovada, pensamos em trazer alguns diferenciais para ela, como a quadra poliesportiva, a pista de skate e os brinquedos inclusivos. Hoje, a Subsecretaria de Parques e Jardins realiza manutenções constantes, pois entendemos que o uso gera desgastes que demandam nossa atuação. Infelizmente, temos lidado com situações que vão além do resultado do uso cotidiano, por isso é importante que o munícipe crie uma consciência de preservação e cuidado desse grande presente que foi dado pelo nosso governo ao cidadão gonçalense”, disse.

Diversos são os relatos de moradores do bairro e frequentadores da praça, que afirmam que já viram diversas pessoas utilizando o espaço de forma inadequada e, consequentemente, destruindo os brinquedos.

Sandra Helena Machado, de 65 anos, mora no bairro e vai até a praça de segunda a sábado para utilizar os aparelhos de exercícios físicos que estão instalados no local. Ela foi uma das que relatou o uso de forma incorreta do espaço.

“Para as crianças, eu vejo esse local como uma área de lazer ótima. Mas, realmente, muita gente utiliza isso aqui de forma errada. Já soube que a rede de basquete daqui foi furtada três vezes, eu já vi a Prefeitura fazendo a reposição, mas depois elas são furtadas novamente. Fora que tem gente que vem aqui e fica se pendurando nos brinquedos das crianças PcDs, destruindo. É gente grande utilizando os brinquedos de forma errada e, claro, isso acaba com o lazer de todos”, afirmou.

O pedreiro Sebastião Pereira da Silva, de 63 anos, também mora no Rocha e tem o costume de levar o neto de 7 anos para brincar de futebol na quadra da praça. Ele contou que gostou da revitalização feita na praça, mas tem visto o descuido de algumas pessoas com o local.

“Eu sempre trago meu neto aqui e acho os brinquedos legais, a quadra boa e eu gostei da revitalização. Mas, eu já vi muita gente usando o espaço de forma indevida. As vezes, as pessoas ficam aqui na quadra e nem estão jogando nada, mas ficam aqui utilizando o espaço e impedindo as crianças de usarem. Eu acho que as pessoas deveriam ter mais cuidado com esse espaço público de lazer”, afirmou.

O engenheiro civil Bruno Braga, de 35 anos, é morador de Santa Catarina. Ele faz compras em um sacolão próximo à Praça do Rocha e, por causa disso, tem o costume de passar pelo local. Ele também leva seu filho de 1 ano para brincar no espaço.

“Eu gosto desse espaço de lazer, acho bom. Acredito também que a população deveria ser conscientizar e não destruir o local”, contou.

O projeto Praça Renovada já foi concluído em 11 praças, sendo duas no Jardim Catarina, uma no Boaçu, uma no Coroado, uma no Laranjal, uma no Vila Três, uma no Gradim, uma no Rocha, uma no Jóquei, uma em Itaúna e a Praça Chico Mendes.

Também estão em andamento intervenções nas Praças do Colubandê, Lagoinha, Porto do Rosa, Pontal, Bairro Almerinda, Mutuá e Porto Velho. ‎

Foto: Fabio Guimarães