Início > Transportes > Prefeitura altera trânsito ao redor da Praça do Colubandê no dia 15

Prefeitura altera trânsito ao redor da Praça do Colubandê no dia 15

Publicado em:  12/04/2024

Interdições são necessárias para instalação da rede de drenagem

Terão início, a partir da próxima segunda-feira (15), as obras de drenagem da Praça do Colubandê. Para a nova fase do projeto, algumas vias do bairro serão interditadas pela Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, responsável também pela obra. O objetivo da revitalização da praça, além da entrega de uma nova área de lazer, é melhorar o fluxo de veículos no bairro.

Haverá alteração no acesso à Ceasa pela Rua Capitão Juvenal Figueiredo, que ficará interditado de 14h às 22h. Quem quiser acessar a central de abastecimento durante esse período precisará utilizar a rua lateral, que fica entre a Praça do Colubandê e o Banco Itaú. Essa via operará em duplo sentido.

Já das 22h de segunda-feira (15) até às 6h de terça-feira (16), a interdição será feita em ambos os sentidos da Rua Capitão Juvenal Figueiredo desde o trecho da Praça do Colubandê até a Rua Salvatori. Com isso, quem passar pela Rua Salvatori será obrigado a acessar a RJ-104 pela direita.

O acesso à Avenida José Mendonça de Campos não será alterado nesse primeiro momento. Os guardas municipais estarão no local coordenando o trânsito durante as interdições, que inicialmente ocorrerão apenas na segunda-feira (15), mas poderão ser mantidas caso necessário.

As obras – As intervenções na praça tiveram início no final de fevereiro e possuem um prazo de conclusão de 180 dias. O projeto da obra surgiu a partir do Plano Estratégico Novos Rumos e foi elaborado pelas secretarias de Transportes e de Gestão Integrada e Projetos Especiais.

A nova praça, que segue os moldes do projeto Praça Renovada, terá um playground, academia para o idoso, paraciclos, o primeiro ParCão (focado nos pets) do município, área para foodtruck, arquibancada, mobiliários e outros.

Para aqueles que moram no bairro, as obras estão causando expectativas. “Com certeza vai ser melhor do que a praça anterior, que estava destruída e suja. Acho que as obras vão melhorar o local. Vai ser um novo point de lazer em São Gonçalo”, disse o vigia Jorge Luiz Pereira, de 58 anos, que mora no bairro há 7 anos.

As pessoas em situação de rua que ocupavam a praça foram informadas sobre o projeto através de uma ação conjunta entre as Secretarias de Assistência Social e de Políticas sobre Álcool e Drogas. Na ocasião, foram informadas sobre o atendimento disponível no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

As palmeiras que ficavam na praça foram retiradas pelo Departamento de Parques e Jardins da Secretaria de Conservação. De lá, as árvores foram replantadas na Área de Proteção Ambiental (APA) de Maria Paula, na obra do polo de autopeças do Jardim Alcântara e às margens da RJ-104.

Foto: Fabio Guimarães