Gestão Integrada e Projetos Especiais
São Gonçalo promove ação participativa com moradores na Ipuca
19/07/2025
Projeto apresentado pela Semgipe terá investimento de R$ 155 milhões
Na noite desta quarta-feira (13), a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (SEMGIPE), realizou a primeira reunião com moradores do bairro de Neves para apresentar o Novo PAC Neves, um projeto desenvolvido com foco na prevenção de alagamentos, problema histórico agravado pelas mudanças climáticas.
O Novo PAC Neves é fruto de uma proposta apresentada pela SEMGIPE ao programa federal em agosto de 2023. Em julho de 2024, o município foi selecionado com cerca de R$ 155 milhões, por meio do eixo “Cidades Sustentáveis e Resilientes” do PAC Seleções. O recurso será destinado a obras de drenagem pluvial, pavimentação e sinalização viária, beneficiando diretamente o bairro de Neves e indiretamente regiões vizinhas como Vila Lage, Covanca e Porto Velho.
O encontro faz parte de um processo de mobilização que já está em andamento. Equipes técnicas e sociais têm percorrido as ruas, aplicando questionários e ouvindo os moradores para identificar o perfil da comunidade e suas necessidades.
Segundo a secretária da SEMGIPE, Rafaela Santana, a proposta é executar o projeto em parceria com a população:
“Todo esse processo do Novo PAC vem com a percepção de um trabalho ativo, de mobilização da população para apresentar a proposta e promover troca de ideias. Queremos que os moradores saibam o que vai acontecer, tragam seus pontos de vista e nos ajudem a executar esse projeto de forma colaborativa.”
Com aproximadamente 12 mil habitantes e o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, Neves está situado no 4º Distrito, próximo à Baía de Guanabara e a apenas 17 minutos do Centro de São Gonçalo.
As melhorias vão acelerar o escoamento das águas para a Baía de Guanabara, evitando extravasamentos das redes de micro e macrodrenagem, reduzir riscos de enchentes, ampliar a mobilidade urbana e facilitar o transporte de cargas e passageiros. As obras incluem canalização, limpeza e desassoreamento de canais e rios, e devem impactar positivamente a economia e a segurança da população.
“Nós estamos ansiosos por isso. A gente espera por uma obra como essa a vida toda. Ninguém olhava para está área aqui, só de melhorar os alagamentos é um sonho se tornando realidade. Eu não vejo a hora dessa obra começar”, declarou emocionada, a moradora Ana Claudia, de 40 anos.
O projeto também prevê um robusto trabalho social, com oficinas educativas, reuniões comunitárias, plantão social e campanhas de comunicação, fortalecendo a rede de cooperação entre moradores, lideranças e organizações locais.
Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados