Desenvolvimento Urbano
São Gonçalo comemora sucesso do programa Ilumina SG
02/05/2025
Equipes trabalham diariamente na remoção de galhos quebrados ou doentes
A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por meio da Subsecretaria de Parques e Jardins, já realizou mais de 2 mil podas de árvores nos quatro primeiros meses do ano. As equipes atuam diariamente nas ruas realizando o processo de remoção de galhos quebrados ou doentes. O material descartado é triturado e enviado
para as composteiras, sendo preparado e utilizado para a produção de novas mudas.
As equipes realizam de 20 a 25 podas por dia. A quantidade varia de acordo com o tipo de serviço. Árvores de grande porte, que ficam próximas à rede energizada, exigem mais tempo e apoio da companhia de energia para isolamento e desligamento de cabos de alta tensão. O processo também se aplica na parte de supressão de árvores secas ou de grande porte que ofereçam riscos elevados.
Para o subsecretário de Parques e Jardins, Edson Leal, a grande quantidade de podas no município superou as expectativas, sendo o maior volume de serviços já realizado pelas estruturas de Parques e Jardins.
“Em quatro meses de governo realizamos um grande volume de podas de árvores, sem contar os serviços de limpeza, condução, conformação e supressões. Agora, estamos em um processo de produção de mudas e iremos iniciar uma nova etapa de plantios”, explicou o subsecretário de Parques e Jardins, Edson Leal.
Cerca de dez serviços são realizados pelas equipes da Subsecretaria de Parques e Jardins no município, entre elas, podas de limpeza e condução, plantio e recuperação de áreas verdes, reparos de mobiliário em praças, supressão de árvores em locais inadequados, limpeza de áreas verdes em bairros.
O setor também atua na manutenção de plantas herbáceas, manutenção e funcionamento adequado de equipamentos, remoção de troncos deteriorados, restauração em praças, remoção de árvores em risco, reparos
de brinquedos, manutenção e paisagismo.
Viveiro – A Subsecretaria de Parques e Jardins conta com um viveiro para a produção de mudas, entre elas plantas de forração, herbáceas, arbustivas, árvores de médio e grande porte, além de inúmeras palmeiras de pequeno a grande porte. As mudas são utilizadas em canteiros e praças públicas do município.
Entre os locais que irão receber as novas mudas estão o canteiro da Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, que atualmente passa por obras de o recapeamento. Outro lugar que poderá ganhar as novas mudas é o Circuito Esportivo em Alcântara.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Junior Barboza, relatou a importância da produção de novas mudas na usina.
“Esse viveiro de mudas é fundamental para a jardinagem dos canteiros da cidade. Temos uma equipe que se dedica inteiramente à produção de novas plantas, que saem da usina para enfeitar os canteiros nas ruas e praças”, disse o secretário.
Solicitações – Os pedidos para a poda de árvores podem ser feitos através da abertura de um processo no setor de Áreas Verdes da Prefeitura de São Gonçalo, porém em situações urgentes e devido à pandemia do novo coronavírus, os gonçalenses podem acessar o link https://forms.gle/YJYthgtuZ3WXBCmT9 e preencher a solicitação remotamente.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados