Início > Desenvolvimento Urbano > Prefeitura de São Gonçalo revitaliza passeio público

Prefeitura de São Gonçalo revitaliza passeio público

Publicado em:  25/05/2021

Espaço no Centro ganhou cerca de 120 mudas

Dar vida a espaços públicos e modificar locais marcados pelo lixo e sujeira. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Gonçalo, por meio da subsecretaria de Parques e Jardins, vem modificando vários pontos do município por meio do trabalho de jardinagem, levando beleza aos locais. O canteiro na Rua Salvatori, próximo ao Menino de Deus, no Centro, que servia como depósito de lixo, foi revitalizado nesta terça-feira (25).

A área, que acabou se transformando em um descarte de lixo urbano, ganhou cerca de 120 mudas na área de aproximadamente 8 metros quadrados. Todo o material utilizado durante o processo de plantio faz parte da produção de mudas do viveiro da Subsecretaria de Parques e Jardins.

A revitalização do novo canteiro possibilitará que os munícipes descartem o lixo corretamente, impedindo que a área volte a ser degradada. No local, foi utilizada uma variedade de espécies de mudas, entre elas Espadas de São Jorge, Periquito de Bambu, Pinto vinho, Piteira.

Para o subsecretário de Parques e Jardins, Edson Leal, esse é apenas o início do processo de revitalização das áreas públicas da cidade.

“Estamos organizando uma ação, juntamente com a Secretária do Meio Ambiente, para revitalizar os espaços públicos, dando um aspecto melhor às praças e canteiros da cidade”, disse o subsecretário.

Viveiro – A Subsecretaria de Parques e Jardins conta com um viveiro para a produção de mudas, entre elas plantas de forração, herbáceas, arbustivas, árvores de médio e grande porte, além de inúmeras palmeiras de pequeno a grande porte. As mudas são utilizadas em canteiros e praças públicas do município.

Conservação

Desde os primeiros dias deste ano, os servidores da Subsecretaria de Parques e Jardins estão nas ruas, realizando trabalhos de podas e revitalização e reparos em espaços públicos da cidade. As equipes realizam de 20 a 25 podas diariamente. São mais de 2 mil podas de árvores realizadas desde o início do ano.

Entre os serviços realizados pela subsecretaria estão podas de limpeza e condução, plantio e recuperação de áreas verdes, reparos de mobiliário em praças, supressão de árvores em locais inadequados, limpeza de áreas verdes em bairros, manutenção de plantas herbáceas, manutenção e funcionamento adequado de equipamentos, remoção de troncos deteriorados, restauração em praças, remoção de árvores em risco, reparos de brinquedos, manutenção e paisagismo.

Foto: Renan Otto