Início > Trânsito > Prefeitura e Detran realizam ação de educação no trânsito

Prefeitura e Detran realizam ação de educação no trânsito

Publicado em:  23/05/2018

A campanha “Maio Amarelo” deste ano foi marcada por uma grande ação de conscientização em São Gonçalo. Nesta quarta-feira (23), equipes da Guarda Municipal (GM), em parceria com o Detran e o projeto “Lei Seca”, realizaram entrega de kits com panfletos, manual de segurança no trânsito e adesivos, no Zé Garoto. Entre os meses de janeiro e maio deste ano, a GM lavrou 212 autos de infração, somando 14 artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desrespeitados pelos motoristas.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por fatores humanos, ou seja, são provocados pelas escolhas das pessoas. Para o secretário de Segurança Pública e Transportes, Felipe Brito, a conscientização é o melhor meio para mudar este quadro.

“Precisamos mudar o nosso comportamento e ter mais educação no trânsito. A colaboração da população é fundamental neste sentido. É preciso estar com a manutenção do veículo em dia, não beber ao volante, usar cinto de segurança, respeitar o limite de velocidade, entre outros fatores”, destacou Brito.

Os motoristas que passavam pelo local receberam o manual de segurança no trânsito do Detran, que destaca os seguintes pontos: verificar o combustível e as condições dos equipamentos obrigatórios, respeitar a sinalização, seguir as regras de circulação, ter cuidado redobrado em dias de chuva, respeitar o pedestre, dentre outras recomendações.

A manutenção preventiva também é importante e pode salvar vidas. Por isso, é necessário realizar revisão mecânica e elétrica do veículo e checar os principais itens antes de uma viagem.

“Às vezes, por causa da correria do dia a dia, acabamos esquecendo de fazer a revisão do carro. Só paramos para pensar nisso quando um problema mais grave acontece”, revelou a professora Claudia Maria Duarte, 36 anos, que estava passando de carro pelo local.

Balanço

Entre os dias 20 de janeiro e 18 de maio, a Guarda Municipal lavrou 212 autos, chegando a 138 veículos irregulares removidos. As operações tem como objetivo garantir a segurança dos motoristas e pedestres. “Além de melhorar a segurança no trânsito, também estamos colaborando com a redução da criminalidade, pois nosso foco é tirar veículos roubados das ruas, principalmente motos, que são facilmente usadas em fuga por bandidos”, explica o comandante da Guarda, Carlos Machado.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira