Início > Desenvolvimento Econômico > Prefeitura e Estado querem implantar Casa do Trabalhador em SG

Prefeitura e Estado querem implantar Casa do Trabalhador em SG

Publicado em:  05/08/2019

Buscando ampliar as oportunidades de capacitação e profissionalização aos gonçalenses, o prefeito José Luiz Nanci recebeu nesta segunda-feira (5), em seu gabinete, representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais (Sedeeri). Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de implantação de uma unidade da Casa do Trabalhador na cidade. A Prefeitura irá mapear possíveis locais para receber o equipamento.

“A Casa do Trabalhador é um local que oferece cursos de qualificação social e profissional, além de orientação ao trabalhador, como explicações sobre como montar o currículo e quais os passos para ser um microempreendedor individual. Ela traz parceiros como o Sistema S, composto por instituições como o Sesi e Senai, que promovem cursos gratuitos”, explica Sandra Baptista, coordenadora de formação e qualificação profissional da Subsecretaria Estadual de Emprego e Renda, que estava acompanhada pelo assessor da Sedeeri, Ismar Alves.

O prefeito José Luiz Nanci completou: “A qualificação profissional é fundamental para combater o desemprego em nossa cidade. Precisamos dar oportunidade para que as pessoas mudem de vida. Educação anda lado a lado com autonomia, inclusão social e renda”, declarou o prefeito.

Também presente à reunião, o vereador Cláudio Rocha destacou a importância do Governo do Estado e Prefeitura trabalharem em conjunto em prol da população. “Essa interação é fundamental. Mesmo sem recursos, precisamos trabalhar em conjunto e buscar soluções. O prefeito sempre abraça os projetos positivos que trazemos para discussão, e isso é admirável”, ressalta o vereador.

Após a reunião no gabinete, o grupo seguiu até a Casa do Empreendedor, no Centro, onde fica localizada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca, e Trabalho. O secretário da pasta, Evanildo Barreto, os recepcionou e garantiu que vai tentar viabilizar o espaço de forma ágil.

“Um dos nossos objetivos enquanto órgão que cuida do desenvolvimento econômico e trabalho é tentar reter o máximo de mão de obra dentro da cidade. A gente só consegue fazer isso aproximando o empregador e o futuro colaborador. Precisamos de canais de formação e qualificação, e essa política pública intitulada Casa do Trabalhador tem exatamente essa função. Nada melhor que trabalho, emprego e renda para empoderar o cidadão”, finaliza.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Lucas Alvarenga