Início > Posturas > Prefeitura entrega primeiras licenças para ambulantes do Alcântara

Prefeitura entrega primeiras licenças para ambulantes do Alcântara

Publicado em:  01/04/2022

Comerciantes irão atuar no novo Espaço Raul Veiga, que está em fase final de obras

A Prefeitura de São Gonçalo iniciou, nesta sexta-feira (1º), a distribuição das primeiras 142 licenças para ambulantes atuarem no novo Espaço Raul Veiga, no Alcântara. O município irá ampliar o benefício, gradualmente, a todos os vendedores informais da cidade. O prefeito Capitão Nelson realizou a entrega da documentação aos comerciantes em uma solenidade no Teatro Municipal de São Gonçalo.

Os trabalhadores selecionados foram chamados para receber a licença e participaram de um sorteio, que definiu o número da barraca a ser cedida a cada um.

O prefeito Capitão Nelson falou sobre o andamento das obras no Espaço Raul Veiga e o papel que o local vai desempenhar na vida profissional dos ambulantes licenciados.

“No início, muitas pessoas foram contra essa ideia minha de montar o Espaço Raul Veiga. A gente trabalhou muito para que conseguíssemos dar mais dignidade para vocês. Trabalhamos aos sábados, domingos e feriados para acelerar essa obra. Eu tenho certeza de que os senhores vão se sentir muito melhor em um ambiente mais limpo, agradável, com melhores condições para que vocês possam desenvolver suas atividades”, disse o prefeito.

O secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, destacou que esse é apenas o início do trabalho de legalização dos ambulantes.

“Lembrando que não são apenas 142 licenças. São as primeiras 142 licenças! Através da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, sabemos que existem, hoje, mais de 500 comerciantes sem a licença do poder público. A gente respeita muito essas pessoas e entendes que elas precisam desse trabalho para levar o sustento para seu lar e suas famílias”, afirmou.

Após os comerciantes ocuparem seus devidos espaços, a fase final de obras no Espaço Raul Veiga será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

A comerciante Elaine Amorim, de 46 anos de idade e que atua há 24 anos no Alcântara, falou da importância das licenças e também das expectativas para atuar no novo espaço.

“A minha expectativa é a melhoria do acesso ao público, a visibilidade e o reconhecimento pelo nosso trabalho, que ainda é muito marginalizado. Espero que todos possam também ser contemplados”, disse.

Já para o vendedor Antônio Vilela, que atua no Alcântara há cerca de 30 anos, a expectativa é que as vendas aumentem.

“Agora vai melhorar as vendas, né? E agora não trabalhamos mais na clandestinidade, porque isso não dá certo”, disse o comerciante, de 69 anos.

Também estiveram presentes na solenidade de entrega das licenças os secretários de Ordem Pública, major David Ricardo; de Desenvolvimento Urbano, Junior Barboza; de Governo, Fabio Araujo; de Comunicação, Alexandre Coutinho; de Assistência Social, Ednaldo Basílio; de Meio Ambiente, Carlos Afonso; de Esporte de Lazer, Simone Monteiro; de Turismo e Cultura, Lucas Muniz; o subsecretário de Fiscalização de Posturas, Rogério Abreu, o comandante da Guarda Municipal, Antonio dos Santos, a procuradora geral Januza Brandão, além dos representantes do Legislativo, Jorge Mariola, Nem da Pank, Nelsinho Ruas, Vinícius, Natan, Tião Nanci e Juan Oliveira.

Foto: Julio Diniz