Início > Transportes > Prefeitura faz nova interdição no trânsito do Vila Lage para obras do MUVI

Prefeitura faz nova interdição no trânsito do Vila Lage para obras do MUVI

Publicado em:  03/04/2024

Equipes da Secretaria de Transportes orientam o tráfego no local

A Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo iniciou, nesta manhã de quarta-feira (3), as intervenções no trânsito da Rua Lúcio Tomé Feteira, no bairro Vila Lage, para dar prosseguimento às obras do trecho 1 do projeto de Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI). Desde às 8h da manhã, guardas municipais estão auxiliando motoristas no local.

Com as novas alterações, o tráfego para os motoristas que seguem no sentido BR-101 está sendo desviado pela Avenida Canal. Motoristas que saem da Avenida Paiva devem fazer o retorno na Praça do Vila Lage, para acessar a pista superior e seguir no sentido da Rua Lúcio Tomé Feteira.

As obras do MUVI estão sendo feitas pelo Governo do Estado do Rio, através da Secretaria das Cidades, com o apoio da Prefeitura de São Gonçalo. A Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais da Prefeitura de São Gonçalo foi a responsável pela aprovação do projeto e captação dos recursos junto ao Estado e está acompanhando todo o andamento das obras.

Muito além de um corredor viário, o MUVI, que recebeu um investimento de quase R$ 280 milhões, foi concebido para priorizar e modernizar o transporte público coletivo e estimular o uso de bicicletas, com a construção da ciclovia ao longo do corredor expresso. O MUVI irá ligar o bairro de Neves a Guaxindiba, cortando um trecho de 18 quilômetros do município, que também receberá uma série de intervenções urbanísticas.

O zelador Walamo de Souza, de 48 anos, é nascido e criado no Vila Lage. Além de aprovar o MUVI, ele afirma que sua rua já não alaga como antes por causa da drenagem feita pelas obras no local.

“Aqui no bairro sempre sofremos muito com alagamento. A água cobria até os joelhos das pessoas que moram nas casas mais baixas. Agora, nessa última chuva, a rua chegou a encher, mas escoou muito rápido e não entrou na casa das pessoas por causa da drenagem feita na obra do MUVI”, disse ele.

Os trechos 1 (Neves – Porto Velho), 2 (Porto Velho – Camarão), e 3 (Região Central) estão em obras. A intervenção vai transformar toda a cidade com uma grande revitalização do trecho da antiga linha férrea, e também vai facilitar a locomoção de uma ponta à outra da cidade.

Foto: Fabio Guimarães