Início > Saúde > Prefeitura garante insulina para pacientes

Prefeitura garante insulina para pacientes

Publicado em:  26/04/2017

A secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo realizou, na tarde desta terça-feira (26), a entrega de cinco tipos de insulina a pacientes do município. Os medicamentos fornecidos incluem alguns tipos que estão em falta na distribuição estadual, como as insulinas de longa duração Lantus, Tresiba e a Novorapid, usadas por pessoas que não conseguem controlar as taxas de açúcar no sangue com os tipos tradicionais. Com a distribuição desses medicamentos, o município cobre 90% da demanda por insulinas.

“Garantir a continuidade do tratamento dos pacientes diabéticos é uma das prioridades da secretaria e também de extrema importância para a vida desses pacientes. Apesar das dificuldades com a crise vivida pelo país, estamos tentando de todas as formas possíveis viabilizar as insulinas”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Com um filho dependente de insulina há 16 anos, a dona de casa Jorgina Maria Oliveira, 58 anos, foi nesta tarde buscar as unidades disponibilizadas para seu filho.

“Meu filho é diabético desde os nove anos de idade e tenho percebido nos últimos meses o esforço da equipe para poder suprir as nossas necessidades. Faço a retirada do Lantus e Novorapid regularmente”, explica a moradora do bairro Camarão.

Mensalmente, cerca de quatro mil pessoas, entre adultos e crianças, retiram insulinas e seringas na Central de Dispensação de Medicamentos no PAM do Alcântara, em São Gonçalo, unidade que é referencia no tratamento da diabetes. No município, os cinco Polos Sanitários oferecem informações, consultas com cardiologistas, endocrinologistas, exames e medicamentos à população.

“Essa distribuição tem uma importância diferenciada pois estamos lidando diretamente com as vidas de nossos pacientes, Não queremos deixá-los desassistidos”, explica o farmacêutico Dayllon Ruan Siqueira, coordenador da Cadj.

Foto: Girley Oliveira
Fonte: Semsa