Início > Saúde > Prefeitura inaugura espaço criado para combate ao mosquito Aedes aegypti

Prefeitura inaugura espaço criado para combate ao mosquito Aedes aegypti

Compartilhe isso:


Publicado em:  13/11/2017

Na manhã deste sábado (11/11), no Parque Industrial do município, foi inaugurado o Jardim Usina, que conta com sementes da crotalária – leguminosa utilizada como adubo verde e que, cuja flor, atrai a libélula, predador natural do mosquito Aedes Aegypti, principal causador da dengue, zika e chikungunya. O espaço, que abrigará 10 mil sementes da crotalária, foi produzido pela Prefeitura de São Gonçalo em parceria com o grupo Active Citizens (programa fomentado pela organização British Council, do Reino Unido, que visa contribuir no controle do mosquito Aedes aegypti). O projeto faz parte do Programa Jardins de Inovação Social (JIS) e tem apoio da Subsecretaria de Usina.

Estiveram presentes na inauguração do Jardim Usina o Prefeito José Luiz Nanci, a Primeira-dama Eliane Nanci, secretários municipais, vereadores, o deputado federal Altineu Côrtes, e o idealizador do projeto junto à Subsecretaria de Usina, Junior Botelho, além de Martin Dowle, diretor do British Council Brasil, e de Katie Weintraub, facilitadora da ONG Sinal do Vale, de Duque de Caxias, que realiza ações com diversos setores da sociedade, colaborando para a evolução para um futuro sustentável, e vem trabalhando com o programa JIS.

“Precisamos cuidar mais de nossa cidade, olhar mais para os problemas ambientais que estão no nosso dia a dia para que possamos criar estratégias de combate à degradação do meio ambiente. Este projeto irá proporcionar a comunidade do entorno que o mosquito causador de diversas doenças, como a dengue e zika, não cause mais nenhum mal e a incidência delas caia drasticamente. Este projeto é para melhorar a qualidade de vida e também é parceira da saúde do município, pois proporciona melhor controle das endemias”, disse o prefeito.

Vindo diretamente do Reino Unido para a inauguração, Martin Dowle destacou que São Gonçalo, de todas as cidades brasileiras acompanhadas pelo grupo Active Citizens, é a mais avançada neste projeto de sustentabilidade e prevenção às endemias.

“São Gonçalo é a primeira cidade que recebe este projeto e está mais avançada nos estudos do tema. Também encontramos aqui o apoio do órgão público que abraçou a ideia e agora se torna uma cidade de inovação e conscientização ambiental, junto com outros 46 países”, concluiu Dowle.

Secretários municipais que estiveram presentes:

Fernando José, de Desenvolvimento Urbano; Pablo Siqueira, de Compras e Suprimentos; José Augusto Abreu, de Educação; Rodrigo Miranda (Tiquinho), de Governo; Luciano Gomes, de Álcool e Drogas; Dimas Gadelha, de Saúde; José Rafael de Abreu, de Meio Ambiente; Jorge Maranhão, de Segurança Pública; Marlos Costa, de Desenvolvimento Social; e Rafael do Gordo; de Habitação.

Vereadores presentes:

Diney Marins, Lecinho, Capitão Nelson, Natan Pinheiro, Misael Flordelis, Paulo Cesar, Samuca, Alexandre Gomes, Seu Marcos, Doutor Ricardo Peon, Cacau e Professor Paulo.

O mosquito

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico que vive dentro de casa e perto do ser humano. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da colocação de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. A população pode denunciar focos do mosquito Aedes aegypti, assim como solicitar visitas dos agentes, através dos telefones 2712-0720 ou 0800-022-6806.

Autor: Ascom
Foto: Ricardo Precioso
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content