Início > Transportes > Prefeitura inicia interdições no trânsito do Vila Lage para obras do MUVI

Prefeitura inicia interdições no trânsito do Vila Lage para obras do MUVI

Publicado em:  31/01/2024

Corredor viário irá cortar a cidade e ligar Neves a Guaxindiba

A Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo iniciou, por volta das 7h desta quarta-feira (31), as interdições no trânsito por causa das obras no trecho 1 do MUVI – Mobilidade Urbana Verde Integrada, no bairro Vila Lage. Tubos para a rede de drenagem estão sendo colocados na via. Guardas municipais estão orientando o trânsito no local.

Os moradores do bairro estão ansiosos para a conclusão do MUVI, que tem como objetivo a criação de um novo corredor viário e ciclovia, com áreas de convivência e intervenções de urbanismo e paisagismo, ligando o bairro de Neves a Guaxindiba.

“A obra vai valorizar o bairro. Acho que vai ficar bem legal! Além de melhorar o transporte público também, que eu uso todos os dias. Fora que estão fazendo a drenagem, então, o bairro não vai mais ter alagamentos, uma coisa muito boa para a gente, porque aqui chove tanto que ficamos ilhados, com a rua alagada e a água entrando em algumas casas. Eu nunca havia visto uma obra do tipo aqui e moro no bairro há mais de 13 anos”, disse Hilda Paseri, doméstica de 77 anos, moradora do Vila Lage.

A obra vem sendo feita pelo Governo do Estado do Rio, através da Secretaria das Cidades, com o apoio da Prefeitura de São Gonçalo. O prefeito Capitão Nelson esteve na obra nesta quarta-feira (31).

“O MUVI vai trazer mais conforto, segurança e rapidez no deslocamento, beneficiando os gonçalenses. A ideia do projeto é nossa, mas foi aprovada e está sendo executada pela Secretaria das Cidades, do Governo do Estado. O MUVI vai mudar toda a estrutura de São Gonçalo para melhor, não temos dúvidas”, afirmou.

Mudança no trânsito – A principal mudança no trânsito é a interdição de um trecho da Rua Doutor Alberto Torres. A partir de agora, os veículos de passeio que estiverem na pista sentido Neves da Rua Dr. Alberto Torres e quiserem acessar a Avenida Lúcio Tomé Feteira, no sentido Barro Vermelho, não podem virar à esquerda, devendo utilizar o desvio ao redor da praça do Vila Lage, para acessar assim a pista superior da Rua Dr. Alberto Torres e depois entrar na Lúcio Tomé Feteira.

Os motoristas que estiverem na Avenida Paiva não podem cortar a Rua Dr. Alberto Torres para acessar a Avenida Lúcio Tomé Feteira. Eles também estão utilizando o desvio ao redor da praça do Vila Lage.

Já para os veículos de passeio que trafegam pela Avenida Lúcio Tomé Feteira, no sentido BR-101, Neves e Paraíso, não há alteração no trânsito. Entretanto, os veículos de carga, como carretas e caminhões de fretamento, devem acessar a BR-101 utilizando a seguinte rota: Rua Dr. Getúlio Vargas – Rua Dr. Pio Borges – Rua Dr. Porciúncula – Rua Dr. March – Rua João de Deus Freitas.

A pista superior da Rua Dr. Alberto Torres ficará interditada no trecho entre a Avenida Lúcio Tomé Feteira e a Avenida Canal e ficará proibido o estacionamento de veículos ao redor da praça do Vila Lage e nos trechos de interdição.

A interdição será pelo tempo em que o trabalho estiver sendo realizado, inclusive durante a noite e a madrugada. Guardas municipais vão estar orientando os motoristas durante as alterações no trânsito.

O MUVI – Os trechos 1 (Neves – Porto Velho), 2 (Porto Velho – Camarão), e 3 (Região Central) estão em obra. A drenagem já foi instalada no trecho 2, que agora passa pelo processo de pavimentação. Nos trechos 1 e 3, estão sendo instalados os tubos para a drenagem.

A construção do MUVI vai transformar toda a cidade com uma grande revitalização do trecho da antiga linha férrea, e também vai facilitar a locomoção de uma ponta à outra da cidade. Com investimento de R$262.184.615,51 o projeto prevê a criação de novo corredor viário, com pistas de BRS e ciclovia, ligando o bairro de Neves a Guaxindiba, cortando um trecho de 18 quilômetros do município, que também receberá uma série de intervenções urbanísticas.

Foto: Julio Diniz