Início > Defesa Civil > Prefeitura intensifica ações em toda cidade após chuvas

Prefeitura intensifica ações em toda cidade após chuvas

Publicado em:  10/04/2019

Depois dos temporais que assolaram a cidade nos últimos dois dias, equipes de vários órgãos da Prefeitura de São Gonçalo estão atuando em diversos bairros, a fim de normalizar a situação e reverter os danos causados pelas chuvas. Ao todo, mais de 600 profissionais estão atuando em todo município. Após passar a última noite em estágio de alerta, a cidade se encontra, agora, em estágio de atenção.

“Este é um momento em que devemos estar unidos e dispostos a ajudar o próximo. Temos equipes nos cinco distritos da cidade prestando socorro à população. O governo municipal está realizando todo esforço necessário para garantir que a cidade se recupere o quanto antes”, afirma o prefeito José Luiz Nanci.

As equipes da comissão de enfrentamento aos desastres naturais de São Gonçalo, formadas por diversas secretarias e subsecretarias, dentre elas Defesa civil, Desenvolvimento Social, Educação, Habitação e Desenvolvimento Urbano, estão nas ruas desde a última terça-feira (09).

Infraestrutura

Cerca de 180 funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, como Recursos Hídricos, Parques e Jardins, Conservação e Limpeza Urbana, estão nas ruas executando serviços emergenciais, como a desobstrução dos ralos e bueiros e recolhimento de lixos.

A Subsecretaria de Limpeza Urbana está mobilizada para realizar a coleta regular de lixo domiciliar e hospitalar. Até o momento, 45 toneladas a mais de lixo foram recolhidas durante as chuvas, somando-se à média de mil toneladas por dia. Além disso, 200 bueiros já foram desentupidos pela equipe de Conservação e Recursos Hídricos.

“Toda Secretaria de Desenvolvimento Urbano está mobilizada para recuperar as vias da cidade. A limpeza das ruas e desobstrução dos bueiros são essenciais para que a água escoe e o trânsito de pessoas e veículos volte ao normal”, explica o secretário da pasta, Fernando Moreira.

Saúde e Defesa Civil

As equipes da Defesa Civil de São Gonçalo estão nas ruas atendendo aos chamados emergenciais desde a madrugada da última terça-feira (9), há mais de 30 horas. O órgão recebeu, até o momento, 19 chamados de solicitações emergenciais. De acordo com monitoramento do Inea, o bairro Colubandê foi o que registrou maior acúmulo de água nas últimas 24 horas, com 208.8 milímetros.

A Secretaria de Saúde deslocou equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) para os pontos de apoio e escolas que estão recebendo os desabrigados, com intuito de prestar atendimento multiprofissional. Médicos e enfermeiros estão realizando o atendimento às famílias afetadas, além da entrega de medicamentos necessários. A equipe multiprofissional do Nasf está atuando com profissionais como assistentes sociais e psicólogos. Todas as necessidades estão sendo levantadas para que o apoio devido seja prestado.

No bairro Salgueiro, 40 pessoas desabrigadas foram para o ponto de apoio na Escola Municipal Marcílio Dias. Na Escola Aida Vieira, no Jardim Catarina, outras 30. Já na Escola Belarmino Ricardo, no Luiz Caçador, 65.

A Defesa Civil registrou as seguintes chamadas: deslizamento de encosta (Tribobó, Rocha, Maria Paula e Sacramento), alagamento (Antonina, Colubandê e Jardim Catarina), inundação (Trindade, Jardim Catarina e Neves), ameaça de rolamento de pedra (Pita), desabamento de imóvel (Porto da Pedra) e ameaça de deslizamento de barreira (Mutuá, São Miguel e Colubandê).

Educação

Devido às fortes chuvas que castigaram o Estado e, também o município, desde a última segunda-feira (8), algumas Escolas da Rede Pública Municipal estão abrigando famílias cujas residências ficaram em situação de risco. “É importante estarmos atentos, contribuindo para ajudar uns aos outros, principalmente neste momento emergencial, quando é preciso cuidar da segurança física de tantas famílias. A Secretaria Municipal de Educação estará sempre à disposição, de portas abertas, para colaborar com a população do Município”, afirmou o secretário de Educação, Marcelo Azeredo.

Para não haver prejuízo aos alunos da Rede Pública Municipal de São Gonçalo, em relação ao cumprimento das horas-aula e dias letivos previstos, os diretores das unidades de ensino que estão colaborando com as famílias com abrigamento, deverão informar à Secretaria Municipal de Educação sobre esta condição, indicando o período de reposição de aulas. Vale ressaltar que nas demais escolas as aulas seguem normalmente.

Desenvolvimento Social

Todas as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estiveram nas ações de mobilização com psicólogos, assistentes sociais e técnicos dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), Bolsa Família, e demais núcleos prestando assistência psicossocial, realizando cadastro e a escuta de todas as famílias que serão encaminhadas para os serviços de maiores necessidades.

Autor: Aaron Cesar