Início > Desenvolvimento Urbano > Prefeitura já produziu mais de 52 mil manilhas em três anos

Prefeitura já produziu mais de 52 mil manilhas em três anos

Publicado em:  19/07/2019

Cem unidades. Esse é o número de manilhas que são fabricadas diariamente pelo Parque Industrial Municipal de São Gonçalo, localizado no Rocha. Logo pela manhã é possível observar no local centenas de manilhas de 20cm, 30cm, 40cm, 50cm ou 70cm organizadas no ambiente e prontas para serem distribuídas pelos cinco distritos do município. Desde o início da gestão, em 2017, até julho de 2019, já foram produzidos 52.800 metros de manilhas, o equivalente a 52km em toda a cidade. Os dados demonstram o privilégio em possuir mão de obra própria e usina próprias, pois acarreta em economia e agilidade no serviço.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando Moreira, afirma que é um trabalho muito grande e demorado, logo, há todo um roteiro para a realização, tanto para a preparação de manilhas, quanto para blocos de meio-fio, por exemplo. “Para a preparação das manilhas, é necessário uma equipe mínima de doze pessoas, pois é uma mão de obra muito grande e trabalhosa. Porém, não conseguimos realizar a fabricação de manilhas e meios-fios no mesmo dia, por exemplo. Então, fazemos um planejamento percebendo qual dos dois está em menos quantidade e nos organizamos para a criação deste. A vantagem de ter uma fábrica como essa no próprio município é a garantia de economia aos cofres da cidade. Usamos brita, areia, pó de pedra, cimento, entre outros tipos de elementos para a produção das manilhas e demais equipamentos utilizados na urbanização”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Moreira.

Além das manilhas, o Parque Industrial Municipal também realiza outros tipos de serviços, como: fábrica de artefatos de concreto, com a fabricação de fradinhos, tampas de caixa de areia, meio-fio e boca de lobo; setor de ferragem, usina de asfalto e laboratório tecnológico.

O prefeito José Luiz Nanci afirma que é um grande incentivo possuir um local de fabricação de manilhas, pois agiliza o processo de restauração do município e o bem-estar da população. “Uma das maiores preocupações no governo sempre foi melhorar a infraestrutura da cidade. Assumi meu mandato com muitas demandas importantes para serem solucionadas, inclusive em relação ao saneamento básico. Aos poucos estamos conseguindo alcançar os objetivos e melhorar a vida de muitos gonçalenses”, garante o prefeito José Luiz Nanci.

O Parque Industrial Municipal está localizado na Rua Salvatori, nº 2160, Rocha – SG. O horário de funcionamento é de 9h às 17h.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Jonas Guimarães