Início > Desenvolvimento Econômico > Prefeitura participa de Fórum de Agricultura Familiar

Prefeitura participa de Fórum de Agricultura Familiar

Publicado em:  04/04/2019

Na manhã da última quarta-feira (5), a Prefeitura de São Gonçalo, através do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, Evanildo Barreto, participou do Fórum de Agricultura, no Colégio Adventista de Itaboraí. O encontro foi uma inciativa do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), com o objetivo de reunir os secretários dos 15 municípios participantes para debater temas de agricultura familiar, capacitação para plantio, vendas e canais de financiamento para o ano de 2019.

No evento, houve a participação de autoridades estaduais e municipais para discutir pautas sobre a agricultura familiar, a agricultura urbana e periurbana, a necessidade da modernização tecnológica na agricultura e as ações de investimento do Banco do Brasil para o agronegócio por meio do Plano Safra 2018/2019, da região e do Estado do Rio de Janeiro.

Dentre os representantes estavam: João Pedro Leal, diretor executivo do Conleste, e Ramon de Paula Neves, subsecretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro. Assim como, secretários de agricultura dos municípios de Casimiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu, Magé, Maricá, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis.

“A troca de informações e experiências com outras cidades é importante para nós, pois elas lidam com a agricultura familiar e com essa necessidade da compra de produtos locais, uma vez que tem uma lei que determina um mínimo de 30% do valor a ser repassado aos municípios. Precisamos capacitar nossos agricultores no sentido de tornar a produção mais significativa e atraente para que as secretarias de educação venham comprar. É uma preocupação nossa aqui no município, que os agricultores tenham produção em escala e, para isso, precisamos buscar informações e nos inspirar em outros casos”, afirma Evanildo Barreto, secretário da pasta.

Projeto:

O Conleste é um consórcio público constituído atualmente por 15 municípios da região leste do Estado do Rio de Janeiro. Seu objetivo principal é traçar estratégias de atuação conjuntas, conquistando atrativos que possam contribuir com o crescimento econômico, cultural e sustentável das regiões consorciadas.

A agricultura familiar é de extrema importância para a região Leste Fluminense e faz parte do Projeto Agricultura Solidária, que tem o intuito de conectar a agricultura familiar dos municípios do Conleste com a alimentação escolar, através de iniciativas de compras públicas sustentáveis que dinamizam a economia local e garantem o fornecimento de uma alimentação mais saudável e adequada.

Autor: Raquel Muniz