Início > Cultura e Turismo > Prefeitura reabre Centro de Tradições Nordestinas

Prefeitura reabre Centro de Tradições Nordestinas

Publicado em:  25/06/2022

Local teve noite com muita música, dança e comidas típicas

No Dia de São João, comemorado nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de São Gonçalo reabriu o Centro de Tradições Nordestinas Severo, Embaixador Nordestino, em Neves, com uma noite de apresentações de quadrilha, show de forró, comidas típicas e artesanato, brindando a população gonçalense com a entrega de um espaço cultural completamente reformado para conforto dos visitantes e trabalhadores locais.

“É muito bom ver de perto a satisfação dos comerciantes e da população com a reabertura do Centro de Tradições Nordestinas. Nesse espaço, o gonçalense poderá ter momentos de lazer e diversão sem sair da cidade. Além de ser um importante equipamento cultural, a feira gera emprego e renda para muitos gonçalenses”, disse o prefeito Capitão Nelson.

Com uma extensão de 22 mil metros quadrados dedicados à cultura nordestina, a feira passou por obras e ganhou cobertura sustentável, construída através de compensação ambiental obtida pela Secretaria de Meio Ambiente. A compensação é prevista em legislação municipal, e complementou as intervenções já ocorridas no local, como nova pintura e iluminação de led.

“Após esses períodos em que a feira ficou fechada, primeiro por causa da covid e depois pelas obras e melhorias, é muito importante entregar para a população gonçalense este equipamento, que representa mais cultura e mais turismo para nossa cidade, além de aquecer a economia com geração de empregos diretos e indiretos. É muito importante esta área de lazer para São Gonçalo, disse o secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz.

A segurança dos visitantes foi garantida pela Guarda Municipal de São Gonçalo e pela Operação São Gonçalo Presente, que deram apoio à realização o evento.

Estiveram presentes na reabertura do Centro de Tradições Nordestinas, o secretariado municipal e vereadores de São Gonçalo.

Economia

A nova cobertura tem aproximadamente 900 m² de telha e 350 m² de lona na área da feira. Além de proteger o local do sol e da chuva, a nova cobertura representa uma economia de R$ 9 mil por mês, que eram utilizados para o pagamento do aluguel das lonas que cobriam a feira. Além disso, a estrutura foi elaborada para realizar captação de água da chuva, que pode ser reutilizada na manutenção da feira e conta ainda com telhas térmicas, para dar conforto aos frequentadores.

Reformulação

Antes de ser o Centro de Tradições Nordestinas, o local sofria com descartes irregulares de lixo e entulho. Com a requalificação, tornou-se um espaço de contemplação da natureza, com a instalação do Mirante Professor Elmo Amador, construção da Sala Verde Professora Dora Negreiros, ações de reflorestamento, paisagismo, área de convivência, recreação através da instalação de parquinho para crianças, pista de patinação e academia ao ar livre.

Endereço:

O Centro de Tradições Nordestinas Severo, Embaixador Nordestino, fica na Rua José Augusto Pereira dos Santos, próximo ao Colégio Municipal Ernani Faria e à 73ª DP, em Neves.

Foto: Luiz Carvalho